Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dossiê da pimenta: conheça tipos, curiosidades e receitas

• 28/06/2014 às 8:01 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Há quem diga que ela rouba o gosto da comida, mas ninguém pode negar que ela deixa qualquer prato mais emocionante. O tempero é muito difundido no Brasil e usado em muitos pratos típicos, como feijoada e acarajé, mas são os tailandeses e os coreanos que mais consomem pimenta no mundo. O consumo deles atinge até oito gramas por dia por pessoa.
Benefícios
A pimenta tem fama de provocar gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas, mas nada disso está comprovado cientificamente. Muito pelo contrário. Segundo estudos recentes, a substância que provoca o ardor da pimenta possui propriedades benéficas à saúde, além de aumentar a temperautra do corpo, acelerando o metabolismo. Ou seja, a pimenta dá uma mãozinha extra para quem pretende perder peso.
As pimentas também têm função antioxidante (previnem o envelhecimento precoce), bactericida e descongestionante, além de ajudarem no controle da hipertensão e aliviarem enxaquecas.
Curiosidades
A maior pimenta do mundo, segundo o Guinness Book, é a Numex Big Jim, desenvolvida na Universiadade do Novo México, nos Estados Unidos, com 34,5 cm de comprimento. Já a mais ardida pe a Naga Morich. E as curiosidades não param por aí. A pimenta Peter Pepper já ganhou o título de mais pornográfica do mundo, por ter formato parecido com o órgão sexual masculino.
Tipos
Existem mais de 90 tipos de pimenta, com diferentes cores, aromas e níveis de ardor. Saiba um pouco mais sobre os tipos mais comuns no Brasil:

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia