Gastronomia

Guia do churrasco: confira itens para preparar as carnes e dicas

Além das técnicas para preparar as carnes, o churrasco, para acontecer, precisa de alguns utensílios específicos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Fim de semana + cerveja + amigos + família = churrasco. Existe combinação melhor? A comida preferida para comemorar os dias de folga não é tão fácil quanto parece. Além das técnicas para preparar as carnes e os acompanhamentos, o churrasco, para acontecer, precisa de alguns utensílios específicos. Quais? Confira a lista itens para fazer e servir um bom churrasquinho.

PREPARO


Uma boa faca – Usar facas afiadas e do tamanho certo é essencial para um corte limpo. Importante sempre optar por facas com lâminas maiores que a largura da peça de carne. Aposte em um conjunto de facas de tamanhos variados com mais possibilidades.


Tábua de corte - Essa peça é um coringa e é usada tanto no momento do preparo quanto para servir, ter mais de uma pode ajudar para dividir as funções. Além disso, dependendo do material da tábua os sabores do que for cortado podem se misturar. As feitas em bambu são ótimas porque possuem propriedades antibacterianas.


Grelha e espeto - Se a churrasqueira não for de grelha, cada tipo de alimento a ser assado precisa de um modelo específico de espeto, já as grelhas são mais práticas porque permitem combinações diferentes de carnes e legumes para serem assados na mesma hora.


Pinça e espátula - Essas peças auxiliam muito no manuseio do alimento diretamente na churrasqueira, ajudam a virar e retirar para servir. Os cabos devem ser alongados para manter as mãos afastadas do calor intenso das chamas.


Luva e avental – Os alimentos preparados em um churrasco podem deixar manchas irreversíveis nas roupas do churrasqueiro, portanto avental e luvas vão muito além de estética, protegem de respingos e até de alguns machucados ocasionados pelo fogo e facas.


Churrasqueira – Sim, sem ela o churrasco não acontece então realmente a churrasqueira é a estrela principal do evento. Além de resistente é importante que seja segura para evitar acidentes, e quanto mais funcional melhor.


PARA SERVIR


Talheres - Garfos e facas para churrasco possuem cabos mais compridos e geralmente em madeira, também são com largura e comprimento maiores. Características que facilitam o corte e ajudam a manipular peças maiores de carne. Kits com espátula e pegador


Gamela – As gamelas são ótimas para temperar a carne no momento do preparo, mas também para servir os convidados com praticidade, como ela tem os cantos elevados permite manejar sem que o alimento caia facilmente.


Farinheira – A farofa complementa a carne e com esse acessório se manterá sempre fresquinha e crocante.


Copos e taças - Copos em acrílico funcionam muito bem, não quebram e são fáceis de limpar. As taças Pilsen são as mais queridas para os cervejeiros e um bom kit de caipirinha com socador é sempre bem vindo.


PARA OS VEGETARIANOS


Grill – Uma ótima opção para assar legumes. As peças com chapa removível são práticas porque vão da churrasqueira para a mesa.