Gastronomia

Onde a bebida é melhor, no copo ou na garrafa?

O recipiente influi no sabor da bebida. Saiba como e por que

Redação iBahia
- Atualizada em

Beber cerveja direto na garrafa ou em uma latinha pode prejudicar a degustação da bebida. Isso acontece porque essas embalagens impedem que a pessoa sinta o aroma da cerveja, e o olfato está diretamente ligado ao paladar, já que ele é responsável por identificar sabores específicos.

Por isso, o copo é o utensílio mais recomendado para consumir qualquer tipo de bebida. Mas ainda assim é preciso estar atento ao material com o qual ele é feito. O plástico, por exemplo, possui alguns componentes que passam para o líquido. Essas micropartículas, chamadas "polímeros", se desprendem das paredes do copo e se misturam com a bebida, "contaminando" o sabor. Já a latinha de alumínio, apesar de ter a vantagem de gelar mais rápido, possui substâncias voláteis que se agitam mais quando a temperatura se eleva. Elas fazem com que o gás escape mais rapidamente.

O material ideal para o copo é o vidro, que é impermeável e demora para interagir quimicamente com a bebida. Por ser menos poroso que o alumínio e que o plástico, ele também é mais eficientes na hora de reter o gás.