Gastronomia

Paul McCartney defende o não consumo de carne

O cantor representa movimento que buscar atenuar as mudanças climáticas do planeta através do não consumo de carne

Redação iBahia
- Atualizada em

O ex-beatle Paul McCartney, que se apresenta no Brasil em novembro, não come carne há mais de 30 anos. Ele é o idealizador do movimento 'Meat Free Monday' (segunda-feira sem carne, na tradução), que estimula o não-consumo do alimento pelo menos uma vez na semana.

A campanha, liderada pelo músico e sua família, tem como objetivo melhorar o mundo. A ideia é atenuar as mudanças climáticas causadas por gases poluentes que resultam da criação de animais de corte. Segundo a teoria defendida por Paul McCartney, a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa. Esse número foi comprovado pela Organização das nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 

Outro motivo para que Paul defenda a segunda-feira sem carne é o sofrimento pelo qual os animais passam quando são abatidos. O mpusico assina o prefácio do livro 'Segunda Sem Carne', lançado no Brasil pela editora Melhoramentos, e afirma: "Se os abatedouros tivessem paredes de vidro, seríamos todos vegetarianos". A publicação traz receitas vegetarianas sugeridas por diversas personalidades internacionais que aderiram ao movimento, como Kevin Spacey, Pamela Anderson e a filha do próprio Paul, a badalada estilista Stella McCartney.

Confira uma receita vegetariana para preparar na próxima segunda-feira:


Ingredientes:

250 g de espaguete (sem ovos)

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

2 dentes de alho picados

1 xícara de cebola, em cubinhos

2 xícaras de tomates-cereja cortados ao meio

1 xícara de molho de tomate

1 colher (chá) de vinagre balsâmico

1 punhado de manjericão fresco picado

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Enquanto isso, em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio-baixo e refogue o alho e a cebola por alguns minutos. Adicione o tomate, uma pitada de sal e pimenta, e cozinhe por cerca de 5 ou 6 minutos em fogo médio. Adicione o molho de tomate e o vinagre balsâmico e quando começar a ferver desligue o fogo. Junte o manjericão picado, verifique o tempero e corrija se necessário. Despeje o molho sobre o espaguete e sirva.


Receita: Segunda Sem Carne