Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Qual a diferença entre champagne, espumante e prosseco?

Neste clima de confraternização e muitas festas com "tintins", a bebida especial da vez é o sofisticadíssimo: champagne. Humm... Ou seria Prosseco ou espumante?!

• 17/12/2013 às 17:17 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A diferença entre as bebidas Champagne, Espumante e Prosseco não é nada sutil, mas ainda tem gente que confunde. Para aproveitar os festejos e ainda mostrar que sabe diferenciar uns dos outros, o Luxo e Sofisticação resolveu abrir a caixa de pandora e explicar as sutilezas de cada um.
Começando pelo espumante: aqui é importante a ressalva que todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne. Confuso?! Então vão lá as explicações. Os espumantes sofrem duas fermentações naturais. A primeira é a alcoólica, comum de todos os vinhos, que transforma o açúcar da uva em álcool e que ocorre em tanques ou barris de carvalho. A segunda, onde o espumante adquire a efervescência, tanto pode ocorrer em tanques de aço inox pressurizados (método charmat) como podem ser feitas na própria garrafa (método champenoise ou tradicional/clássico).
Já o luxuoso Prosseco, é exclusivo da Itália, da região do Veneto. Até então, era somente o tipo de uva (cepa) nativa da Italia, mais precisamente nas regiões de Valdobbiadene e Canegliano, no Veneto. O país patenteou e o termo 'prosseco' somente pode ser usado na produção italiana, exclusicamente nas regiões de Friuli e Veneto. Diferentemente dos champagnes e dos cavas, os proseccos são elaborados pelo método charmat, onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox e não na própria garrafa.
E o mais tradicional de todos o champanhe ou champanha (em francês champagne) é um vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias). Esta antiga província histórica produz igualmente os vinhos chamados "tranquilos" (não-espumantes) que levam denominações diferentes como tintos, brancos ou rosados e são produzidos nas cidades de Bouzy, Virtudes, Damery. No entanto, a região de Champagne produz, em grande maioria, vinhos espumantes (brancos ou rosados) chamados simplesmente de champanhe, sem mais especificações. Eles são produzidos obrigatoriamente à base apenas das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia