Saúde animal

Ação oferece triagem gratuita com exames oftálmicos para pets

objetivo é oferecer uma triagem gratuita, com exame oftálmico para cães e gatos e orientação a seus tutores

Gabriela Braga
05/08/2022 às 7h00

4 min de leitura
Foto: Divulgação

Pensando na importância da saúde dos pets, a Clínica Veterinária da UNIFACS, localizada na Avenida Jorge Amado, na Boca do Rio, promove durante todo o mês de agosto a ação “De olho no olho do seu pet”.  

O objetivo é oferecer uma triagem gratuita, com exame oftálmico para cães e gatos e orientação a seus tutores. A veterinária e coordenadora da Clivet UNIFACS, Simone Freitas, explica que esse tipo de ação é importante pois as doenças nos olhos nem sempre estão relacionadas apenas às estruturas oculares.  

“O olho avermelhado pode indicar inflamação ou infecção sistêmica, então pode ser alguma doença que está refletindo através dos olhos. Mas nem sempre uma mudança de cor, uma vermelhidão, está apenas ligada a saúde ocular. Pode estar ligada a saúde geral”, ressalta a profissional. 

Durante a triagem vão ser realizados dois testes para verificar se existe alguma lesão no olho do animal. Caso os exames apontem alguma alteração, o pet é encaminhado para uma consulta especializada. A veterinária lembra que algumas raças possuem uma predisposição genética para desenvolver doenças oculares.  

“Tem a situação do pelo muitas vezes. As pessoas levam esses animais para fazer tosa. E aí corta o pelinho próximo dos olhos e depois cresce para dentro do olho e acaba causando um atrito, uma coceira, comprometendo a saúde ocular. E aí sim, ele pode ter inclusive uma ‘feridinha’ no olho e uma inflamação, por exemplo, por causa do pelo que está crescendo para dentro da pálpebra e acaba causando uma lesão que provoca bastante dor”, explica. 

O exame oftálmico é a melhor maneira de avaliar se os olhos do seu pet estão saudáveis. O tutor deve ficar atento a sinais como mudança na cor dos olhos, excesso de secreção e também quando o pet está com o olho bem fechadinho, com dificuldade em enxergar. No caso dos animais idosos é preciso ainda mais atenção, por causa da catarata.    

“Vai se tornando opaco e fica parecendo que tem uma nuvenzinha no olho, fica branquinho. Como essa lente é uma lente que no humano pode ser substituída, muitas pessoas procuram o oftalmologista veterinário para fazer essa substituição, porém não é tão indicado fazer uma cirurgia de catarata, porque isso não compromete a qualidade de vida. Ele consegue se locomover bem, ele consegue se direcionar pelo som e pelo olfato para poder se se locomover em casa”, diz a veterinária. 

Todo mundo sabe que prevenir é sempre melhor que remediar, por isso a veterinária dá algumas dicas para evitar lesões oculares.  São elas: 

  • Evitar andar com o animal na janela do carro, para não ressecar a córnea a ponto de machucar 
  • Evitar que o animal coce o olho. Nestes casos, levar o quanto antes ao médico veterinário 
  • Evitar shampoo perto dos olhos, porque coça e pode machucar 
  • Se precisar usar qualquer medicação, consultar o médico veterinário 

Para quem quiser participar da ação realizada pela Clínica Veterinária da UNIFACS, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h, até 31 de agosto. O agendamento e outras informações estão disponíveis através do WhatsApp (71) 3203-2649. 

Leia mais sobre Bichos e Pets no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias