Moda e Beleza

7 dicas infalíveis pra cuidar da sua barba segundo especialista

Barbeiro dá dicas de como manter uma barba de respeito e ficar na moda com estilo

Dino


Os cuidados com a barba masculina estão cercados de dúvidas. Deixá-la crescer não garante que você terá uma barba bonita. Manter a barba bem cuidada requer mão de obra e exige cuidados. Jonatas Marques, 28, é carioca e hoje atua como barbeiro na La Firma, em Salvador. O profissional alerta que, embora existam homens que saibam fazer a barba em casa e têm coordenação motora para isso, o ideal mesmo é visitar uma barbearia e procurar por um profissional. Mas, se você é adepto do "faça você mesmo", existem alguns passos para te ajudar a cuidar da sua barba e evitar que você fique com a aparência desleixada.


Limpe sua barba

Lavar o rosto com cuidado é o primeiro passo pra ter uma pele bem cuidada. Jonatas Marques afirma que existem diversos shampoos direcionados para a barba no mercado, afinal os de cabelo não são indicados pro rosto. 


Diga não ao sabonete

Muitos homens optam por utilizar sabonetes normais para se barbear. Marques alerta que, mesmo sendo preferência de alguns homens, não é o indicado. Esse tipo de procedimento pode irritar a pele do seu rosto e até causar ferimentos.


Deixe sua barba macia

Produtos pós-barba como o balm ou o óleo são importantes para manter o cuidado com a barba e também tratar a pele. Caso tenha acontecido algum atrito ou machucado durante o barbear, esses produtos ajudam na cicatrização, além de deixar os pelos macios e a pele hidratada. "Condicionar com balm after shave e o óleo seria ideal pra ajudar a fechar a cutícula da barba", frisa Marques.


Trate sua pele

Esfoliar a pele é importante para eliminar células mortas, além de auxiliar no barbear e amolecer os pelos da barba, evita que a pele com pelo encravado fique ferida. "O esfoliante funciona como um tratamento de pele para ajudar a eliminar resíduos, bactérias, poeira do dia a dia e até mesmo resíduos de shampoo", comenta o barbeiro.


Capriche na massagem

Massagem no rosto ajuda a eliminar as toxinas, gordura, resíduo e água em excesso. Marques conta que, na Barbearia La Firma, ele trabalha com um massageador facial, ainda exclusivo na Bahia. "É bom pra ajudar na circulação do rosto e ajuda a fazer uma pequena drenagem linfática no pescoço, na maçã do rosto e no queixo", explica. Caso o homem opte por massagear a barba em casa, existem cremes específicos pro rosto que ajudam no cuidado com a pele.


Fuja de produtos com álcool

Os produtos que contém álcool, ao exemplo de algumas loções pós-barba, devem ser evitados. Além de agredir a pele, se a pessoa tiver algum machucado ou pelo encravado, o álcool pode ferir e manchar o rosto.


E lembre-se: vá à barbearia!

Mesmo que você siga das dicas de Marques e opte por fazer a barba em casa, visitar um profissional é altamente indicado. Além de você evitar deixar a barba com falhas, os cuidados serão exclusivos.