Moda e Beleza

Beleza: veja como fazer escova de cabelo perfeita em casa

Com um pouco de técnica, produtos certos e paciência, é possível fazer uma bela escova em casa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Cabelos domados com um efeito liso ou ondulado perfeito são características de uma escova bem-feita, dessas que fazemos quando vamos a um bom salão de beleza. Porém, esse resultado não precisa ficar restrito aos locais especializados. Com um pouco de técnica, produtos certos e paciência, é possível fazer uma bela escova em casa. O hairstylist Sylvio Rezende, explica que cabelos bem lavados, o uso de uma escova de tamanho e tipo apropriado para o seu cabelo, um leave-in, a adoção das técnicas corretas (essa é a parte mais difícil) e a finalização com uma chapinha ou baby liss vão ajudar a tornar sua escova caseira mais próxima da de salão (que, vamos combinar, não tem igual, né?).

1. Lavagem com os produtos certos

O primeiro passo é lavar os cabelos com um shampoo e um condicionador adequados para o seu tipo de cabelo (oleoso, seco, quimicamente tratado, etc). O ideal é passar um shampoo antirresíduos, para limpar ao máximo. “Um cabelo bem limpo pelo shampoo e sem restos de condicionador segura por mais tempo a modelagem da escova”, ensina Rezende. Para não deixar o cabelo pesado, não exagere na quantidade de condicionador, passe apenas no comprimento e o remova bem do cabelo”.  

2. Duo Proteção + Secagem
Após a lavagem, passe leave-in ou protetor térmico – novamente, cuidado na dosagem. Passar demais, em vez de deixar o cabelo mais macio, o deixará com aspecto pesado. Depois desse processo, pegue o secador e tire ao máximo a umidade do cabelo. “Nessa etapa não é preciso usar a escova, use apenas as mãos”, sugere. Mas atenção: se o seu cabelo for crespo, use por bem menos tempo a técnica da secagem, comece a escovação com os fios ainda úmidos, pois ficará mais fácil de modelar”.

3. Escovação
Essa é a parte da paciência, força no braço e técnica. Comece dividindo os cabelos em três partes (caso o cabelo seja pouco e fino) ou em quatro ou mais partes (caso tenha bastante cabelo). Para facilitar, enrole as mechas que não forem trabalhadas no momento em pequenos coques. Na mecha restante, seque de cima para baixo – lembre-se de trabalhar bem a raiz, a parte mais importante para um bom resultado. Ao seguir a mecha, rode a escova e alise com o secador. Faça primeiro a parte de trás. Depois, passe para as laterais superiores. Use um espelho para visualizar a parte de trás também. Caso tenha franja, a deixe por último. “Na hora de modelar, lembre-se: ao virar as pontas para dentro, a escova fica mais lisa e mais encorpada. Ao virar as pontas para fora, o cabelo fica com mais volume”, ensina. Fique atenta às especificações de cada tipo de cabelo:

Lisos – Prefira escovas grandes, que vão levantar a raiz e aumentar a durabilidade do penteado. Deixe o secador a uma distância de pelo menos dois dedos dos fios. Basta passar o secador uma vez em cada mecha.

Ondulados – Para alisar e manter o movimento, escolha as escovas médias. Estique cada mecha várias vezes para ter os fios lisos.

Crespos – As escovas de cerdas naturais são as ideais para esse tipo de cabelo, de preferência as redondas de cerdas firmes. Enrole a mecha na escova, estique e coloque o secador mais próximo ao fio. Repita na mesma mecha até perceber que o cabelo está bem seco e liso (pode levar tempo).

4. Fios à la Gisele Bündchen
Caso queira dar um ar sexy ao cabelo escovado e evitar o aspecto de “liso escorrido”, enrole algumas mechas em bobs médios e largos no alto da cabeça. Aguarde uns 20 minutos e depois solte sem pentear.

5. Finalizador

Para finalizar a escova perfeita, borrife um spray fixador nos fios, para que a escova dure mais tempo.

6. Chapinha (para alisar) ou baby liss (para ondular)

Sempre usar com protetor térmico. Nunca deixá-los ligados no banheiro ou perto de crianças, que podem tocá-los. Esses equipamentos podem dar aquele toque final ao seu penteado. Passar apenas uma vez em cada mecha, e rápido, para não queimar ou quebrar os fios. Se você tem cabelos finos, procure usar apenas em ocasiões especiais.