Moda e Beleza

Kim Kardashian inspira figurino da novela 'Verão 90'

Figurinista da trama, Marília Carneiro diz quais são as peças para começar a usar já

Agência O Globo

A veterana Marília Carneiro é quem assina o figurino da novela "Verão 90", que acaba de estrear. Apesar do título do folhetim, Marília não ficou restrita à decada de 1990 para elaborar o guarda-roupa das personagens.

Foto: Reprodução | Instagram

— Fiz uma mistura no caldeirão, tem referências dos anos 1970, 1980 e 1990. Não segui uma cartilha. Usei o brilho da década de 1970, o colorido dos anos 1980 e a forma da década de 1990 —  conta Marília, que coleciona sucessos na carreira, como "Dancin' Days" (1978), "Rainha da Sucata" (1990), "Uga Uga" (2000), "Celebridade" (2003) e "Ti-Ti-Ti" (2010). A personagem de Claudia Raia, Lidiane, está permitindo que ela exerça toda a sua ousadia.

— Na primeira fase, coloquei o lacinho de tule, a botinha e a jaquetinha que Madonna usava nos anos 1980. Depois, nos anos 1990, incluí as leggings em tons cítricos, totalmente absurdas. Usava-se muita legging com camisão naquela época, mas preferi colocar tudo coladinho na Claudia. A legging vai com cinto, collant e colete. Ela está embalada a vácuo, usa saltos muito altos e está ruiva. Não é pouca coisa — diz Marília, em tom divertido. Já Manuzita, vivida por Isabelle Drummond, tem inspiração em personagens de cartoons.

Foto: Divulgação | João Cotta

—  Ela é toda pop, usa muita bandana, short de cintura alta, sandália de tablado e peças de cores primárias. Como a moda é cíclica, achei muitos shorts de cintura alta nas coleções atuais. A Isabelle adora decote de um ombro só, fica toda feliz. Por isso, tenho usado muito. Ela fica linda.

Para elaborar o visual de Gisela, interpretada por Débora Nascimento, Marília inspirou-se na socialite e influenciadora digital Kim Kardashian:

— A Débora Nascimento é uma mulher muito alta e curvilínea. Ela me lembra atrizes italianas, como Sophia Loren e Gina Lollobrigida. Para compor seus looks, eu me inspirei na Kim Kardashian, que também é curvilínea. A Gisela vai usar tops de barriga de fora, paletós com ombreiras,  brincos compridos.

Já Mercedes, matriarca vivida por Totia Meirelles, é uma homenagem a Gisella Amaral, ícone de elegância da sociedade carioca que morreu mês passado.

— Fiquei muito triste pelo fato de não ter dado tempo de ela assistir à homenagem. A Totia vai aparecer com acessórios poderosos e roupas de alta-costura. Vai ser uma mulher glamourosa, como Gisella.

Os atores Camila Queiroz e Jesuíta Barbosa — Vanessa e Jêronimo — vão fazer uma dupla de vigaristas. De acordo com Marília, Camila vai usar roupas pretas e tecidos brilhantes, bota com jeans e peças de lurex; já Jesuíta vai desfilar com roupas de linho.

—  Os dois são muito elegantes — elogia a figurinista, feliz com todas as possibilidades de estilo da trama. —  A novela é uma verdadeira Disney. E, como diz a Cláudia Raia, a última vez que a gente riu foi em 90.

Para usar já:

Shorts de cintura alta

Escarpins coloridos de salto alto, que podem ser coordenados com saias lápis

Sapato com rede de meia arrastão

Blusas de um ombro só

Top com paletó

Cores primárias