Moda e Beleza

Pincel de maquiagem: expert explica a função de cada um deles

Guia ajuda a diferenciar as muitas opções existentes no mercado

Agência O Globo

É só olhar as prateleiras para ficar confusa: é muito pincel à venda. Para que servem cada um deles? São realmente necessários. Muitos, claro, são essenciais para maquiadores, mas nós, mortais, conseguimos nos virar com poucos. O maquiador Marcos Costa ensina abaixo a função de cada um dos pincéis que vale o investimento.


Duo Fibra

Multiuso, ele pode ser usado para aplicar diversos produtos de pele, como base, pó e blush. - Com base líquida, faça movimentos suaves e ascendentes, fica mais natural e é fácil de espalhar. No caso do pó, basta colocar o produto como se estivesse varrendo o rosto. Já com o blush, pressione suavemente contra as maçãs, dando uma risadinha antes - explica Marcos.

Base e corretivo

Esse é um clássico para se ter na coleção. É ótimo para qualquer produto líquido, mas cai como uma luva para bases e corretivos com textura de musse. - Ele se encaixa bem nos cantos internos dos olhos e laterais do nariz e rosto. O ideal é espalhar o produto em movimentos contínuos, esfregando a pele suavemente - diz o maquiador.

Marcos ensina: esse pincel para serve para pó solto ou compacto e deve ser aplicado como se fosse uma vassoura passando pelo rosto.


Chanfrado para olhos

Clássico para esfumar sombras, o chanfrado mais grosso é essencial para maquiagem dos olhos. - Ele se encaixe bem nas pálpebras superiores, é um dos meus prediletos - diz Marcos.

Chanfrado fino

Esse é perfeito para usar sombras em pó nos contornos, fazer traços finos nas pálpebras superiores com produtos em pó ou cremosos.

Esponja

Ótimo para aplicação das sombras mais claras e iluminadoras no arco superior ou em toda pálpebra. A ideia, diz Marcos, é depositar o produto e espalhar suavemente.

Cerdas

Sombras em creme ou batons: esse é o pincel ideal.

Blush

O chanfrado é bom para blush e pode ser usado nos mais diversos tipos de maçãs do rosto. - Basta dar uma risadinha: onde a maçã sobe é o local que deve receber o toque de cor - ensina ele.

Finalizador

- Muita gente pensa que este pincel em forma de um leque é apenas decorativo. Além de lindo ele serve para finalizar o make e também pode servir para aplicar o pó - explica Marcos.