Moda e Beleza

Saiba tudo sobre os benefícios da depilação a laser

Procedimento é uma das formas de depilação definitiva mais eficientes

Redação Dino

Os pelos desenvolvem-se na região da epiderme e possuem um ciclo de vida (crescimento, repouso e queda) de aproximadamente 5 anos. A presença dos pelos no corpo humano durante esse ciclo de vida tende a ser bem incômoda, principalmente entre o público feminino (geralmente o mais preocupado com os cuidados estéticos). Muitas são as discussões sobre formas de remoção dos pelos, especificamente sobre formas de remoção definitiva que sejam efetivas e impeçam o reaparecimento do pelo.

Existem várias formas de depilação corporal, mas dentre as diversas, uma das formas de depilação definitiva mais eficiente é a depilação a laser.

O que é depilação a laser?
A depilação com o uso do laser é um dos procedimentos estéticos mais requisitados no Brasil, isso porque sua ação eficaz possibilita eliminação total dos pelos corporais.
Neste tipo de depilação, o responsável pela realização do procedimento utiliza na aplicação um aparelho de laser que emite uma onda que gera calor, atingindo e danificando o local de crescimento do pelo (bulbo capilar). A energia é atraída pelo pigmento do pelo que age no local que tiver a presença de melanina. Além disso, o procedimento com laser é o melhor método de depilação para evitar a foliculite ou pelo encravado.

Existem diversos tipos de lasers como o de diodo e o soprano. Suas diferenças estão nas ponteiras e níveis da camada de pele que cada um pode atingir.

Foto: Dino

Uso do laser Soprano XL na Depilação
O aparelho Soprano XL possui uma tecnologia que permite ação rápida e para todos os fotótipos. Esse laser emite pulsos com baixos picos de energia, mas com frequência de potência alta e contínua. Isso permite uma depilação mais homogênea. O laser Soprano XL com ação de aumento gradativo da temperatura destrói o pelo sem danificar ou causar lesões na pele.
Com esse laser a depilação pode durar tempo médio estimado de 1 hora, claro que isso também depende da área a ser tratada.

Para esse e qualquer outro tipo de laser, não é recomendado a aplicação na sobrancelha ou áreas próximas aos olhos, pois os riscos a visão nesse caso são grandes.

Sessões de depilação a laser
A quantidade de sessões para a depilação a laser, depende de algumas variáveis, como tipo de laser que se utiliza, região onde o procedimento está sendo realizado, se o paciente possui distúrbio hormonal e qual fase do ciclo de vida o pelo se encontra.

Porém de uma maneira geral são necessárias de cinco a seis sessões (as vezes mais) com intervalo de 45 dias entre cada uma delas.

Cuidados Necessários
Antes do procedimento é necessário que a pele seja limpa por álcool para remoção de qualquer vestígio e que seja realizada uma raspagem dos pelos da região com o auxílio de uma lâmina. É necessário que o paciente suspenda o uso de loções bronzeadoras antes da realização do procedimento. Esfoliações na pele são recomendadas para impedir que os pelos fiquem encravados antes dos procedimentos. Uso da cera quente também deve ser suspenso, pois ele danifica diretamente a raiz dos pelos, o que pode atrapalhar a ação do laser. Ácidos também não são recomendados antes da realização, pois eles deixam a pele mais sensível.

Após a realização das sessões é necessário que o paciente evite a todo custo exposição aos raios solares. O procedimento de depilação com laser age diretamente com a melanina, que é estimulada pela pele quando entra em contato com o sol. Nesse caso se a pele do paciente estiver com grandes quantidades de melanina durante o tratamento, o risco de manchas e queimaduras na região tratada é alto. Em todo o caso, o uso do protetor solar nas áreas afetadas é indispensável. Usar roupas leves é importantíssimo, isso porque como a pele está sensível, o atrito na região deve ser evitado. A pele após o procedimento ficará avermelhada, inchada e com sensação de queimadura, isso é normal e ocorre pela ação do laser na região, para esses sintomas é recomendado o uso de compressas frias para aliviar o desconforto e ardência.

Quem pode realizar o procedimento?
A realização do procedimento pode ser feita por qualquer pessoa que não apresente nenhum tipo de doença crônica, lesão, queimadura, feridas abertas ou hematomas na área a ser tratada. Pessoas de pele escura também podem realizar o procedimento, desde que utilizem o laser correto.



Depoimento sobre a Depilação a laser
Lia Camargo (Designer e Blogueira)
"Realizei a depilação a laser com o laser Soprano, por indicação da dermatologista no ano de 2014. Dois anos depois ainda considero efetivos os resultados da depilação a laser feita na perna inteira. Um dos melhores investimentos da minha vida. Fiz 10 sessões, 1 por mês. Não pude tomar sol e só podia utilizar lâmina para os pelos em crescimento ainda não eliminados pelo laser. É como se a agulha quente entrasse e saísse da sua pele. Depois a pele fica um pouco sensível, mas no dia seguinte já está tudo normal. Em alguns lugares como na parte de baixo da perna onde os pelos são mais grossos, a diminuição dos pelos foi de 95%. Já na parte de cima onde os pelos são mais finos a diminuição foi de 80%."

Importante
A depilação a laser, assim como qualquer outro procedimento estético, deve ser realizada com auxílio de um médico especializado. Todo o procedimento desde o diagnóstico, cuidados antes da realização, realização do procedimento e orientações após a realização, só poderão ser feitas por um médico, ou seja, atentar-se a qualidade dos profissionais que executam o procedimento também é necessário para que os resultados sejam 100% positivos. A saúde do paciente deve ser priorizada, por isso busque sempre qualidade dos médicos, equipamentos e clínicas, para que os resultados sejam essencialmente seguros. Além de que os cuidados antes, durante e depois do procedimento de depilação a laser, devem ser realizados os cuidados relacionados a exposição solar. Em casos de complicações consulte novamente o médico responsável pelo procedimento e para qualquer alteração ou reação fora do comum, suspenda as sessões. Cuide- se!