Recentemente, Bety Almeida, esposa de Manoel Carlos, declarou que iria transformar as cinzas do filho, Pedro Almeida, em pingentes de diamante. "Muitas mães ou namoradas fazem", disse o autor em entrevista ao EGO. Transformar cinzas em diamantes pode parecer estranho, mas é um hábito cada vez mais comum.
A técnica para produzir a pedra a partir de cinzas humanas foi desenvolvida na Rússia e começou a se popularizar na Suíça, em 2004. A viúva Dona Leroy, foi pioneira no Brasil, ao mandar as cinzas do marido, o militar Jorge Gaspar da Silva, para serem transformadas em diamante. Segundo ela, a joia é uma maneira de eternizar a lembrança do ente querido. No começo, quando o corpo está enterrado, todos visitam. Depois o lugar vai ficando abandonado. Para manter a presença de meu marido perto da família, mandei cremar o corpo e fazer o diamante”, disse em entrevista a Scientific American Brasil.
O diamante
O corpo humano tem, em sua composição, uma percentagem de carbono, elemento que, em contato com a terra, passar por um processo químico e pode se transformar em diamante - mas tudo isso pode durar milhões de anos. A ideia da Algordanza, empresa que oferece esse tipo de serviço, é acelerar essas etapas através do uso da tecnologia.
No processo industrial, as cinzas humanas são submetidas a um processo para separar o carbono das outras substâncias. Depois, o carbono é purificado e submetido a altas pressões e a uma temperatura de cerca de 1700ºC. Dessa maneira, o diamante leva entre cinco e doze semanas para ficar pronto. E sim, é um diamante genuíno, que apresenta as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra escavada.
No Brasil
O Crematório Vaticano, com filiais no Paraná e em Santa Catarina, oferece o serviço em parceria com a Algordanza. Para cada diamante são necessárias 500 g de cinzas - em média, a cremação humana resulta em dois quilos do material.
O ente querido não precisa ter falecido recentemente. Como as cinzas não perdem suas características com o passar dos anos, é possível transformá-las em pedras em qualquer momento. A empresa entrega ao cliente a pedra lapidada, que poderá ser transformada em qualquer tipo de joia por um joalheiro.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade