Mundo

Novas embalagens da Coca-Cola confundem consumidores

Latinhas com bebidas de sabores diferentes exibem visual semelhante

Letycia Cardoso, de Agência O Globo
- Atualizada em

Com mudanças na embalagem da Coca-Cola, identificar o produto certo virou quase um jogo de sete erros. O jornalista Nilo Maia, de 37 anos, que tem o hábito de beber cerca de dois litros do refrigerante por dia, já se confundiu:

– Logo depois da mudança, quis comprar a garrafa zero, mas não prestei atenção no rótulo e só quando cheguei em casa vi que era a normal. Tive que voltar ao mercado para trocar.

Já a modelista Vivian Andrade, de 35 anos, trocou as latas e levou a zero açúcar, achando que era o sabor original. Para o contador Gustavo Pinto, de 28 anos, as versões anteriores eram mais claras para o consumidor:

– Agora, as cores são idênticas e o layout é parecido. Antes, a Coca Zero era toda preta!

Recentemente, a marca lançou um novo produto para os amantes de café: o sabor Coca-Cola Plus Café Espresso. O publicitário Arthur Brunelli, de 27 anos, fez questão de experimentar e aprovou o refrigerante, mas ressaltou que, apesar de algumas diferenças, a nova lata ainda é bastante semelhante com as que já existiam:

– Acho que para o público geral é confuso. Mas, para um público específico, por exemplo, como quem gosta de café, a lata conseguiu ter uma referência a embalagens de café expresso e até de capuccino. Tanto na cor, quanto na tipografia.

O também publicitário Marcio Schumann, de 34 anos, concorda:

– Exposto no mercado, pode confundir! Acho que a informação dos sabores não é muito destacada e a cor também deveria ser outra.

De acordo com a empresa, a semelhança entre as embalagens de vários sabores é uma estratégia de marca única, que tem como conceito usar a força do seu principal produto – Coca-Cola Original –, dando mais destaque ao icônico vermelho para oferecer suas versões. Em 2017, a receita da Coca-Cola Zero foi alterada, mantendo as mesmas características de Coca-Cola Sabor Original, mas sem açúcar. Este ano, houve a mudança do nome e da embalagem desse produto para Coca-Cola Sem Açúcar.