iBahia > mundo
MUNDO

Morre médico que largou aposentadoria para ajudar no combate

Alfa Saadu construiu a carreira servindo o Serviço Nacional de Saúde britânico

Redação iBahia • 01/04/2020 às 21:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:01

Google News siga o iBahia no Google News!

O médico nigeriano Alfa Saadu, de 68 anos, morreu em decorrência do covi-19, após largar a aposentadoria para ajudar o Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido. Ele vivia na Grã-Bretanha e construiu uma longa carreira em Londres. As informações são da agência Reuters.

O filho dele, Dani Saadu, confirmou a morte do pai, que havia contraído o vírus há duas semanas. "Meu pai era uma lenda viva, trabalhou para o NHS por quase 40 anos salvando a vida das pessoas aqui e na África. Até ficar doente, ele ainda trabalhava meio período para salvar vidas", disse o filho do médico em um post nas redes sociais.

Foto: Reprodução


Saadu foi um dos milhares de profissionais de saúde aposentados que voltaram ao trabalho após um apelo do governo por ajuda ao NHS britânico, que sofria com a falta de funcionários desde antes da epidemia de coronavírus. Segundo a universidade americana Johns Hopkins, são 29.857 casos e 2.352 mortes por coronavírus no Reino Unido.

O governador de Kwara, no centro da Nigéria, Abdulrahman Abdulrazaq, lamentou a morte do médico e disse que ele fez "tremendas contribuições" ao bem público.

TAGS:

Aposentadoria coronavírus Covid-19 Médico Morte pandemia Reino Unido Serviço Nacional de Saúde

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo