A Bahia bateu o recorde em relação ao tempo médio para abertura de empresas no mês de junho. O estado saiu da 27° colocação em abril deste ano, para 15° este mês. Este é o melhor resultado da Bahia no ranking nacional desde 2011.
Segundo dados da Receita Federal, o tempo médio para se abrir um negócio no estado é de um dia e 10 horas. Segundo a presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Marise Chastinet, o tempo para abertura das empresas já chegou a ser de 3 dias e 17 horas.
Leia também:
"A Bahia estava no 27° lugar de abertura de empresas. Para abrir uma empresa, aqui na Junta Comercial, levava 3 dias e 17 horas. Nós implementamos ações para reduzir esse tempo e continuamos implementando algumas ações para continuar diminuindo mais ainda.", conta.
Ela explica que algumas etapas foram essenciais para ajudar no processo.
"Estamos desburocratizando, estamos colocando uma quantidade de processos para serem julgados, a autentificarão já está automática no sistema, o que melhorou bastante para reduzir o tempo.", afirma Marise Chastinet.
A presidente da Juceb também explica quais são os processos de automatização das etapas para abrir uma empresa.
"Nós fizemos um estudo para ver a viabilidade essa automatização e aí implementamos no sistema, Rede Sim, que nós temos funcionando no momento. É o sistema que integra. Fora isso, estamos viabilizando, estamos em reuniões diretas com Ibama, com o Corpo de Bombeiros e com a Divisa para que esses três órgãos entre também para a Rede sim.", revela a presidente.
Ainda de acordo com Marise Chastinet, agilizar o processo de abertura de empresas traz benefícios para a economia do estado.
É um incentivo a abertura de empresas, e a geração de emprego e renda para o estado. Porque, essas pessoas que deixam de abrir sua empresa pela demora e pela burocracia, passam a querer abrir sua empresa, regularizar sua empresa, e gerar mais ainda emprego e renda.", analisa.
Quem deseja se informar sobre o procedimento para abrir uma empresa, pode acessar o site da Junta Comercial do Estado da Bahia.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: