Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm
Whatsapp Whatsapp
Fuzuê na Bahia FM

Nova música do projeto Autorais ressalta a baianidade

Jorge Zárath, Tenison Del Rey e Tonho Matéria foram a atração do Fuzuê desta segunda (23)

Vinícius Cunha • 23/10/2023 às 14:04 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

Os cantores e compositores Jorge Zárath, Tenison Del Rey e Tonho Matéria, que formam o projeto musical Autorais, foram os convidados desta segunda-feira (23) do programa Fuzuê da Bahia FM. Em conversa com o Mundo Bahia FM, os artistas falaram sobre a nova música "Sotero".


				
					Nova música do projeto Autorais ressalta a baianidade
Foto> Vinícius Cunha / Bahia FM

"Você queria ser baiano? Se você não quer ser baiano, você vai ter que ser a pulso, porque 'Sotero' chegou para dizer a você que você tem que assumir a sua baianidade", brincou o artista Tonho Matéria ao começar a falar sobre o novo trabalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Trazendo vários elementos da música baiana, o single conta com a participação de Carlinhos Brown, Durval Lélys e Luiz Caldas. "Essa música tá acontecendo porque as pessoas estão falando. A gente cantou trechos nos shows e elas tomaram isso como propriedade, isso que é legal", comentou Tonho.

Sobre a parceria com Carlinhos, Durval e Luiz, Jorge Zárath disse que a amizade, que vai muito além da música, reforçou a união. "Essas pessoas a gente conhece há 40 anos, praticamente a gente começou com essas pessoas e são nossos ídolos, são nossos ícones, e a gente tem essa sorte".

"Essa música 'Sotero', ela retoma esse orgulho da baianidade. Isso que a gente sempre vendeu para o Brasil como sendo a nossa marca. E eu sou uma prova viva disso, eu não sou baiano e nem brasileiro, eu sou uruguaio, de Montevidéu. Então é esse orgulho, do 'eu queria ser baiano', que se passa nessa música", confidenciou Zárath, em referência à brincadeira do companheiro Tonho.

"'Sotero' vem na hora certa, no momento certo e no lugar certo. Vem para coroar esta trajetória ascendente que a música baiana tá vivendo. Todo mundo ama a música baiana, sempre amou. De um jeito ou de outro ela deixou de ser protagonista nas rádios, nos meios de comunicação. Natural, porque foram 35 anos de hegemonia absoluta", avaliou Tenison.

O projeto "Autorais"

O projeto Autorais começou em 2017 como 'Baile de Autor', com Jorge, Tenison e Manno Góes. Com a pandemia, Manno acabou saindo do projeto. Na retomada, em 2021, Pierre Onassis foi convidado para participar.

Devido a incompatibilidades de agenda, Pierre não seguiu no projeto. Em setembro de 2022, Tonho Matéria aceitou o convite de Tenison e Zárath para fazer parte do grupo.

"É um projeto que retrata a identidade cultural da Bahia, do carnaval da Bahia. Além disso, traz a questão da lembrança, da memória afetiva. Aquelas pessoas que se casaram com a música que foi composta por mim, por Jorge, Tenison, cada um tem uma história com uma música nossa", disse Tonho.

"Tudo isso que vem é inegável, qualquer lugar do mundo que se toque música e não pensar na música da Bahia, é uma negação ancestral. A nossa música vem da capoeira, da música da rua, do samba de praia, das festas de largo, que foi onde tudo começou a ter uma essência", concluiu o cantor.

O repertório dos shows feitos pelo grupo traz exclusivamente composições dos três integrantes. "São sucessos de Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Olodum, Ylê Aiyê, Netinho, Ivete Sangalo, É o Tchan (...) mas a gente continua compondo. Não estamos apenas contando essa história. Contamos o que aconteceu e dizemos 'estamos aqui!'", explicou Zárath.

Tags:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO BAHIA FM :

Ver mais em Mundo Bahia FM