Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > resenha das 7
Whatsapp Whatsapp
Resenha das 7

Complexo Convectivo de Mesoescala causa tempestade em Salvador

No Resenha das 7 desta terça (2), diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo explicou fenômeno que causou tempestade em Salvador

Gabriela Braga • 02/04/2024 às 12:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Salvador foi atingida por uma tempestade na madrugada desta terça-feira (2) devido à formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) na atmosfera. Segundo a Defesa Civil de Salvador, esses sistemas podem durar várias horas e são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo.


				
					Complexo Convectivo de Mesoescala causa tempestade em Salvador
Complexo Convectivo de Mesoescala causa tempestade em Salvador. Foto: Reprodução/ YouTube

"Nós tivemos mais de 100mm em diversos bairros de Salvador, a exemplo da região de Ondina, Federação, Campinas de Brotas, Parque da Cidade, que engloba Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas. Nessa última região, foram 84,4 mm de chuva", disse o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Leia mais:

Tempestade em Salvador foi causada por Complexo Convectivo de Mesoescala

No programa Resenha das 7, da Bahia FM, desta terça-feira (2), Vanderson Nascimento conversou com Sosthenes Macedo sobre a tempestade que atingiu Salvador. Ele explicou como atua o Complexo Convectivo de Mesoescala.

"Esse sistema é relativamente novo para as nossas discussões. Já ouvimos falar do Cavado, do Sistema de Baixa Pressão, das Zacas (Cavado), e agora esse Complexo Convectivo de Mesoescala, que tem como característica uma ação mais prolongada. A chuva forte começou às 2h da madrugada, na sequência a gente teve grandes acumulados até o início da manhã. Mas esse fenômeno é marcado também pelas rajadas de vendo, trovão e ate mesmo granizo, que ainda não registramos hoje".


				
					Complexo Convectivo de Mesoescala causa tempestade em Salvador
Complexo Convectivo de Mesoescala causa tempestade em Salvador. Foto: Reprodução/ YouTube

Previsão do tempo

Para esta quarta-feira (03/04), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.

Confira o Resenha das 7 desta terça-feira (2):

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RESENHA DAS 7 :

Ver mais em Resenha das 7