O mês de abril encerrou com novidade no Globoplay. A plataforma de streaming da Globo recebeu, no domingo (30), o documentário inédito "Belchior - Apenas um Coração Selvagem", que celebra a obra de Belchior, cantor, compositor e poeta nordestino, eternizado nas vozes de outros grandes artistas de sua geração, como Elis Regina e Erasmo Carlos.
O filme, lançado no dia em que se completou seis anos desde a partida do músico, é uma homenagem que traz um autorretrato em que são revisitadas imagens de um rico e variado acervo com registros de entrevistas do artista concedidas à imprensa, ao longo de sua carreira, e de algumas de suas principais apresentações em shows, clipes e festivais de música.
Leia também:
Belchior, que nasceu na cidade de Sobral, no Ceará, fala sobre sua origem, as dificuldades do povo nordestino e sua formação musical. O documentário também retrata as principais influências no seu trabalho, que iam desde as canções do rei do Baião Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro e do movimento da Tropicália até a banda de rock britânica Beatles.
Algumas passagens contam curiosidades sobre a música, a arte e a maneira peculiar de enxergar a vida e o trabalho. No filme, o cantor fala ainda da nova linguagem e do papel de resistência da música de sua época. Camilo Cavalcanti é o produtor e codiretor do filme ao lado de Natália Dias.
O documentário é, segundo os criadores, uma grande oportunidade para aqueles que conheciam pouco sobre a verdadeira essência de Belchior. A produção conta ainda com a participação especial do ator Silvero Pereira, que recita algumas das principais obras de Belchior.
O documentário "Belchior - Apenas um Coração Selvagem", que já passou por festivais no Brasil e no exterior (como o Festival É Tudo Verdade, o Festival do Rio, IN-EDIT Brasil, Mostra Ouro Preto de Cinema, Inffinito Brazilian Film Festival - Miami, 17º FestAruanda, XVI NOVOCINE - Madrid, Festival du Cinéma Brésilien de Paris e FESTin Lisboa, onde recebeu Menção Honrosa do Júri), já está disponível como longa-metragem de 90 minutos de duração no Globoplay, desde domingo.
A obra tem roteiro de Camilo Cavalcanti, Natália Dias e Paulo Henrique Fontenelle, que também assina a montagem, direção de Natália Dias e Camilo Cavalcanti e foi produzida pela Clariô Filmes.