Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > música
Whatsapp Whatsapp
Trajetória

Confira 10 curiosidades sobre Cazuza, poeta do rock brasileiro

Artista completaria 65 anos de vida na última terça (4)

Paulo Cézar Gomes • 07/04/2023 às 9:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Confira 10 curiosidades sobre Cazuza, poeta do rock brasileiro
Divulgação/Viva Cazuza

A vida de Cazuza, um dos ícones do rock brasileiro, foi marcada por acontecimentos interessantes e curiosos. O artista completaria 65 anos de vida na última terça (4), caso estivesse vivo.

Confira:

  1. O apelido Cazuza, que significa "moleque", foi dado pelo seu pai, o produtor musical João Araújo, quando o filho ainda estava na barriga da mãe.
  2. Ele só passou a gostar um pouco do seu nome de batismo, que é Agenor de Miranda Araújo Neto, depois que virou fã do compositor carioca Cartola, que era um "quase xará" seu. O autor do clássico "As Rosas Não Falam" se chamava Angenor.
  3. Cazuza foi amigo íntimo do jornalista Pedro Bial. Eram colegas de escola desde a adolescência. Muita coisa os uniu, como o gosto em comum pela poesia e pelo rock'n roll.
  4. Cazuza e Pedro Bial, ainda garotos, conseguiram juntos, para um trabalho de escola, entrevistar o poeta e compositor Vinicius de Moraes. A entrevista foi conseguida por João, pai de Cazuza, que era executivo da gravadora Som Livre.
  5. Cazuza tinha o sonho de entrevistar um outro poeta, o mineiro Carlos Drummond de Andrade, a quem costumava seguir pelas ruas do Leblon e Ipanema, no Rio de Janeiro. A mãe dele, dona Lucinha Araújo, o alertava que não fizesse isso, porque podiam achar que ele estava querendo assaltar o poeta.
  6. Cazuza participou do filme 'Bete Balanço", de 1985, que tinha Debora Bloch no papel principal. Na trama, Cazuza, Frejat e a turma do Barão Vermelho eram apresentados, na praia, à garota que vinha de Minas Gerais sonhando ser cantora na Cidade Maravilhosa.
  7. Entre os amigos íntimos era chamado de "Cajú". Gostava também de retribuir, colocando apelidos nos amigos mais queridos e próximos, como a atriz Maria Zilda Bethlem, a quem chamava de "Zildete Zil".
  8. Aos 17 anos, escreveu uma bonita poesia dedicada à sua avó materna, Maria, que já havia morrido. Anos depois, a homenagem virou uma música gravada por Ney Matogrosso, com o título de ¨Poema".
  9. O inesquecível show do Barão Vermelho no Rock in Rio, em 1985, teve um sabor especial para Cazuza e para a banda, pois horas antes da apresentação, Tancredo Neves, candidato da oposição aos militares se elegeu presidente da República no colégio eleitoral, inaugurando o que na época foi chamado de "Nova República", período que pôs fim ao regime militar após 21 anos. A plenos pulmões, Cazuza caprichou na frase "pro dia nascer feliz!".
  10. A música "Malandragem", composta em parceria com Frejat, foi feita especialmente para Angela Ro Ro, artista de quem os dois eram fãs. Mas ela "não deu bola". Anos mais tarde, com seu olho clínico, Cássia Eller gravou e fez o Brasil cantar "quem sabe ainda sou uma garotinha...".

Leia mais:

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música