Chegando aos 60 anos de carreira, o baiano Caetano Veloso coleciona momentos e obras marcantes para a história do Brasil, como um dos principais artistas da música popular brasileira. Com um talento inigualável, até mesmo uma placa com nome de cidade já se tornou verso de música.
Nesta quarta-feira (6), Caetano Veloso celebra o aniversário de 82 anos e, entre tantas histórias, algumas estão traduzidas nas canções. Com isso, o Mundo GFM separou uma lista com curiosidades por trás de composições do cantor.
Leia também:
O cantor está em uma turnê conjunta com a irmã, Maria Bethânia, que vai rodar o Brasil e chega a Salvador no dia 30 de novembro.
A primeira apresentação aconteceu no sábado (3) e revelou ao público o que podem esperar dos próximos shows, como interpretação da música "Fé" de Iza e homenagens a Gal Costa e a cidade natal dos artistas, Santo Amaro.
Curiosidades por trás das canções de Caetano Veloso
Da maior importância
Caetano compôs a canção sobre a relação de amor cultivada por ele e Gal Costa. "Da maior Importância" foi lançada primeiro na voz de Gal no álbum "Índia", em 1973. Dois anos depois Caetano colocou a canção no disco ‘Qualquer Coisa’.
Ele me deu um beijo na boca
Apesar de parecer uma referência à homossexualidade, "Ele Me Deu um Beijo na Boca" foi uma homenagem a José, pai de Caetano, que morreu em 1983. Apesar do ocorrido, o pai teve tempo de ouvir a canção lançada em 1982.
Em uma publicação nas redes sociais o cantor relembrou a foto do beijo entre eles como demonstração de carinho, na levando dizia: "Celebro a lembrança de meu pai Zeca, Zezinho, José, VZ (esta a turma da família entende) com o beijo na boca que ele me deu em meu aniversário".
Menino Deus
Cada detalhe do dia a dia se torna música nas mãos de Caetano, inclusive uma placa de estrada. Durante uma viagem em 2022 para Porto Alegre, o cantor relembrou a história de como surgiu a música "Menino Deus".
"Na placa de rua tinha 'Menino Deus, Tristeza, Ipanema'. Não é nessa ordem mesmo? É isso mesmo. Eu vi isso e voltei. Tava com Dedé [ex-esposa Dedé Gadelha], voltei para o hotel e fiquei pensando: 'vou musicar isso, a placa, porque é tão bonito", disse o cantor em vídeo nas redes sociais.
Beleza Pura
A população de Salvador também foi inspiração para as obras do cantor, segundo o próprio Caetano, a capital baiana "sempre foi uma cidade com muitos pretos mas, até os anos 70, eles ficavam mais ou menos 'nos seus lugares': puxadores de rede, de xaréu, tocadores de candomblé" e a música "Beleza Pura" é uma "saudação" ao momento em que os negros começaram a tomar conta da cidade.
Você é linda
Um poeta apaixonado, mais uma vez o cantor escreveu uma canção em homenagem a uma amiga que morava em Salvador. No caso de "Você é Linda", criada em 1983, a inspiração foi a professora de pilates, Cristina Mandarino.