Abertura da Flica terá concerto da Osba com participação de ator


A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) fará a abertura da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no dia 23 de outubro. A apresentação do concerto Uma Tarde Em Veneza, programada para acontecer às 18h na Igreja da Ordem 1ª do Carmo, terá a regência do maestro Carlos Prazeres.

Orquestra se apresenta em Cachoeira na abertura do evento literário
O concerto, que estreou no dia 15 de setembro no Centro Histórico de Salvador, desta vez terá a participação especial do ator Jackson Costa. Ele recitará poemas durante a apresentação para deixar o espetáculo com características mais literárias. Além de reger a orquestra, na cidade do Recôncavo Baiano, Carlos Prazeres atuará como solista, tocando oboé em uma das peças que compõem o programa.

Leia mais
Terceira edição da Flica terá 24 autores, agenda infantil e musical

Dois compositores italianos do período Barroco são destacados no concerto da Osba: Alessandro Marcello (1673-1747), com o Concerto para oboé e cordas em ré menor, e Antonio Vivaldi (1678-1741), com o clássico As Quatro Estações. 
Mais música
Além das mesas literárias com nomes locais, nacionais e internacionais, e da programação infantil, a Feira Literária Internacional de Cachoeira também terá mais espaço para a música. A Varanda do Sesi se desloca para o Museu do IPHAN, em Cachoeira, com apresentações entre os dias 24 a 26 de outubro. 
Roberto Mendes, Lazzo Matumbi, as Orquestras Reggae Sinfônica e Pandeiros Itapuã, os sambas de rodas  Raízes de Acupe e  Dona Dalva animam o evento durante três dias. Na programação, o projeto ainda realiza a sala de som Sesi, um programa de entrevistas sobre música tendo como âncora o cantor Alexandre Leão. 
No local, os músicos Lazzo Matumbi e a Orquestra de Reggae Sinfônica falam sobre o reggae no Recôncavo. Roberto Mendes e o grupo de samba Raízes de Acupe conversam sobre o samba chula. Já samba de roda de Dona Dalva sobre o ritmo do pandeiro.
A exposição ‘Cachoeira: Memórias’ também integra a programação do espaço. A mostra conta com 40 fotografias que narram lugares e momentos importantes de Cachoeira, desde 1792 até hoje. A curadoria é de  Jomar Lima, museólogo, fotógrafo e gerente técnico da Fundação Hansen Bahia (FHB). As imagens são do acervo pessoal de Alzira Costa, Erivaldo Brito, Jomar Lima e do IBGE.

A Flica tem patrocínio da Oi, da Coelba e da Petrobras e é um evento realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.  O evento tem realização da CALI – Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia.


Clique e veja tudo o que vai rolar na ‘Flica 2013’

:: Programação da Varanda do Sesi
::24 de outubro
Tema: Samba Chula
Roberto Mendes (Santo Amaro da Purificação)
Samba de roda raízes de Acupe (Acupe de Santo Amaro)
:: 25 de outubro
Tema: Reggae no Recôncavo
Lazzo Matumbi (Salvador)
Orquestra Reggae Sinfônica (Cachoeira)
::26 de outubro
Tema: Ritmos do Samba
Orquestra de Pandeiros de Itapuã (Salvador)
Samba de Roda de Dona Dalva (Cachoeira)
Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013
Local – Conjunto do Carmo – Cachoeira
Data – 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)
Realização: CALI – Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia
Evento gratuito