Sucesso

Teoria explica significado da música 'Ragatanga', do Rouge

Música brasileira é adaptação de outra canção

Redação iBahia
30/09/2017 às 13h30

3 min de leitura

"Ragatanga" foi um grande sucesso do Rouge nos anos 2000, mas embora estivesse na ponta da língua das pessoas, muita gente não sabia direito do que a canção tratava – especialmente seu refrão, em que são ditas palavras aparentemente desconexas. A música é uma verão para "Aserejé", do trio Las Ketchup, e as duas foram lançadas em 2002.

Na semana passada, um usuário do Twitter resolveu explicar o que significa a canção, especialmente o enigmático refrão. “Eu vou me dar ao trabalho de explicar o ‘Asereje’, porque as pessoas pensam que ela não tem sentido mas, na verdade, ela faz um tremendo sentido!“, escreveu o internauta @Kueaff – ele fala em espanhol sobre "Asereje", mas as músicas são basicamente a mesma.

A primeira frase introduz o personagem da canção. “Olha lá quem vem virando a esquina! / vem Diego com toda a alegria, festejando“. A música trata de Diego. "Com a lua em seus olhos, roupa de água marinha", segue a canção. Para o internauta, isso indica que o rapaz tinha usado entorpecente e estava um pouco fora de si.

Diego chega ao clube para dançar – e ele é amigo do DJ, que então toca sua música favorita. “E o DJ que já conhece/ toca o som da meia-noite para Diego, a canção mais desejada“, segue a letra.

E que música é essa? "Rapper’s Delight", clássico do hip hop do trio Sugarhill Gang, lançada em 1980. Essa canção começa assim:  “I said a hip hop / hippie to the hippie / the hip, hip a hop, and you don’t stop, a rock it out / bubba to the bang bang boogie, boodie to the boogie / to the rhythm of the boogie the beat“. Não significa nada? Escute abaixo e você vai entender:

[youtube KXp9cy6RfbM]

O ritmo é o mesmo do refrão de "Ragatanga", mas argumenta a teoria, como Diego estava um pouco alterado, não conseguia cantar a letra corretamente, ficando assim: "Aserehe ra de re / de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi / an de bugui an de buididipi“.

Ouça as versões de "Ragatanga" e "Aserejé" para acabar com as dúvidas:

[youtube jSa_E00fBhg]

[youtube V0PisGe66mY]