iBahia > saúde
SAÚDE

5 dicas para diminuir a vontade de comer doces

Um estudo recente do Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros come doces cinco ou mais vezes por dia

Redação iBahia • 21/05/2016 às 15:34 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:42

Google News siga o iBahia no Google News!
O que fazer para controlar aquele vontade irresistível de comer doce após o almoço ou ainda devorar aquele doce que sobrou do aniversário do final de semana no meio da tarde? 
Um estudo recente do Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros come doces cinco ou mais vezes por dia. Entre os jovens de 18 e 24 anos, 30% deles consomem doces com regularidade, ou seja, todos dias.
À revista Exame,  a nutricionista Kelly Damasceno,  deu dicas valiosas para fazer com que a vontade de se lambuzar nos dices chegue e passe ou chegue com uma menor intensidade. 
1) Faça a distribuiçãoo das calorias ao longo do dia
 Em entrevista à Exame, a nutricionista Kelly Damasceno alerrta que quando a distribuição não é feita de uma forma ideal, o organismo tende a  compensar através do aumento do estímulo da fome ou vontade específica de comer carboidrato, sobretudo, no final da tarde e à noite.
2) Fique atento (à)  restrição de carboidratos
A ingestão de alimentos ricos em carboidrato de alto índice glicêmico gera um pico de glicose. A questão é que, se na hora em que você comeu não houve uma atividade que exigisse essa demanda de energia, seu corpo armazena em forma de gordura e pouco tempo depois, com a queda brusca de glicemia, o mecanismo da fome é ativado outra vez.
3) Alimentos que melhoram o humor
Castanhas, abacate, banana, leite e derivados devem estar na dieta, pois são precursores de serotonina, o neurotransmissor do prazer e bem-estar.
4) Cuidado com o adoçante
Consumir adoçantes de maneira excessiva pode fazer com que o corpo se prepare para uma digestão, porém ela não acontece já que adoçantes passam pelo trato intestinal sem serem digeridos e absorvidos. Assim, a fome é atividade, mas o mecanismo da saciedade não é. 
5) Beba chá
Auxiliam na perda de peso, alguns chás atuam também no controle do apetite . Alguns atuam no controle de apetite e no aumento do catabolismo de gordura, principalmente o chá verde. 
Segundo a especialista, ainda em entrevista à Exame,  seu uso deve ser aliado a hábitos de vida saudáveis e sua quantidade deve ser controlada. 

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde