Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Solidariedade

Com estoque em estado crítico, Hemoba promove campanha de verão

Segundo balanço, os tipos sanguíneos A-, O- e O+ estão abaixo do nível desejável

Nathália Amorim • 15/01/2024 às 22:17 • Atualizada em 16/01/2024 às 2:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com estoque em estado crítico no início de 2024, o Hemoba está promovendo uma nova campanha de verão nas redes sociais mobilizar doadores neste período do ano.


				
					Com estoque em estado crítico, Hemoba promove campanha de verão
Os tipos sanguíneos A-, O- e O+ estão abaixo do nível desejável. Foto: Camila Souza/GOVBA

De acordo com balanço do Hemoba, os tipos sanguíneos A-, O- e O+ estão abaixo do nível desejável para atender a necessidade da rede SUS na Bahia.

Leia mais:

Intitulada "A Solidariedade Não Tira férias", o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue. Segundo o Hemoba, no verão há uma queda no número de doadores por causa das férias escolares e viagens.

Além disso, há um aumento da demanda de hemocomponentes nas unidades hospitalares após a pandemia do Covid-19 e a inauguração de novos centros de atendimentos de saúde.

Há também uma preocupação com o maior fluxo de turistas e de tráfego nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, por consequência, pode aumentar a necessidade por transfusão.

Para Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, o ideal seria ter um número regular de doadores para manter o estoque de sangue em nível seguro, mas nem sempre isto possível.

“Apesar da coleta de sangue na Hemoba está ocorrendo dentro do previsto para este período, a retomada do funcionamento normal das atividades dos hospitais e da cidade em geral, após as festas de fim de ano, tem afetado o estoque de bolsas de sangue”, avalia Rivânia.


				
					Com estoque em estado crítico, Hemoba promove campanha de verão
Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos. Foto: Camila Souza/GOVBA

Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos. O sangue doado é utilizado em diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e diferentes tipos de cirurgias.

A Fundação tem ampliado o trabalho de captação de doadores, principalmente de grupos organizados de instituições e convidados voluntários à doação através de seus canais nas redes sociais.

Unidades de atendimento

Nesta semana, em Salvador, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Salvador Shopping, de 15 a 19/01, e no Shopping Bela Vista, de 17 a 20/01, no período de 8h às 17h, com intervalo para almoço.

Já as unidades fixas da Hemoba têm o seguinte horário de atendimento:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
  • Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba.

Como se tornar um doador?

Para quem deseja tornar-se doador regular, os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos.

Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação.

Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde