Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Recôncavo baiano

Corpo de recém-nascido prematuro é jogado no lixo em hospital na Bahia

Foi preciso uma força-tarefa para encontrar o bebê, para que a família pudesse enterrar o corpo. Envolvidos foram afastados

Iamany Santos • 21/01/2024 às 11:17 • Atualizada em 21/01/2024 às 13:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O corpo de um bebê recém-nascido foi descartado no lixo em uma unidade de saúde em Santo Amaro, cidade do Recôncavo da Bahia. O caso aconteceu entre quinta (18) e sexta - feira (19) e o corpo teria sido descartado por engano. Em nota, a Prefitura de Santo Amaro, que confirmou a situação, informou que uma força tarefa foi realizada para reaver o corpo do recém-nascido.


				
					Corpo de recém-nascido prematuro é jogado no lixo em hospital na Bahia
Corpo de recém-nascido prematuro é jogado no lixo em hospital na Bahia. Foto: Reprodução/TV Bahia

Em nota, a Polícia Civil informou que o corpo foi localizado no aterro sanitário de São Francisco do Conde, cidade a cerca de 16 quilômetros de Santo Amaro. A entidade detalha que guias periciais e de remoção do corpo foram expedidas e que a mãe do bebê foi ouvida.

Leia mais:

Ainda segundo a prefeitura, uma mulher deu entrada na na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade no dia 18 de janeiro, já em estado avançado de trabalho de parto prematuro. Com apenas 29 semanas de gestação, a mulher deu a luz ao bebê em um parto normal, mas a criança nasceu com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias.

O bebê foi tranfesrido para uma maternidade de alto risco, acompanhado da mãe, e mesmo após cinco horas de estabilização e ressuscitação a criança veio a óbito. A prefeitura destaca que, após a constatação do óbito, a família recebeu apoio da unidade de saúde e que o serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte. Entretanto, o órgão afirma que por um equívoco houve o "descarte acidental do corpo".

Segundo relatos nas redes sociais, o corpo do bebê estava no lixo. No entanto, a prefeitura não detalhou onde o corpo foi encontrado, mas disse uma força-tarefa foi maontada e o corpo do bebê foi recuperado.

Em contato com o iBahia, a assessoria da prefeitura informou que ainda não se sabe o que teria motivado o descarte do corpo do bebê. Segundo detalhou a administração municipal, o protocolo em casos como esse seria seria:

  • O médico atesta o óbito, com a declaração;
  • Preparado corpo;
  • Assistência social da todo suporte a família para registrar e realizar todos os trâmites legais;
  • Família registra a criança em cartório;
  • Por fim, a DO Declaração de Óbito.

O órgão afirma ainda que providências legais estão sendo tomadas e que os funcionários possivelmente envolvidos foram afastados para apuração do caso. Uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades pelo caso, que segue sendo investigado pela polícia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança