iBahia > segurança
Investigação

Polícia Federal faz operação de combate a extração de areia na Bahia

Chamada de 'Piratas das Dunas', a operação da PF aconteceu na cidade de Camaçari

Mayra Lopes • 12/03/2024 às 21:50

Google News siga o iBahia no Google News!

A Polícia Federal realizou uma operação de combate a extração ilegal de areia, na manhã desta terça-feira (12), na cidade de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da corporação, a operação 'Piratas das Dunas', cumpriu dois mandados judiciais solicitados a partir de uma investigação sobre o crime. 

Polícia Federal faz operação de combate a extração de areia na Bahia

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em endereços relacionados aos participantes da atividade ilícita.

A PF explicou, em nota, que o material de construção comercializado era extraído no Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e em Jauá. Na prática, o dono de uma empresa e caçambeiros exploravam areia há mais de 15 anos na região e isso causou um grande problema ambiental no município.

Leia mais

Polícia Federal emitiu autos de prisão em flagrante 

No período de investigação, diversos motoristas de caçamba foram flagrados, sendo conduzidos encaminhados para a 26ª Delegacia Territorial da Polícia Civil ou para a Polícia Federal, para emissão do Auto de Prisão em Flagrante. A PF não relatou a quantidade de pessoas presas em flagrante. 

Os investigados responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bens da União e associação criminosa. As penas somadas podem chegar a nove anos de reclusão. 

TAGS:

bahia Camaçari Operação Polícia Federal

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança