Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Banhistas ignoram esgoto e aproveitam dia em praias contaminadas

De acordo com o Inema, praias de Amaralina até Ondina devem ser evitadas por risco de contaminação

• 27/03/2016 às 10:25 • Atualizada em 01/09/2022 às 9:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O mar do Rio Vermelho e regiões próximas não estava para peixe nem para gente. Mas, mesmo assim, alguns banhistas se arriscaram e caíram na água ontem para aproveitar a praia no sábado de feriadão. Alguns não sabiam que a água poderia estar contaminada com o esgoto sem tratamento que estava sendo despejado na Mariquita até a tarde de anteontem após o acidente com o ônibus na Avenida Vasco da Gama que provocou a queda de energia na estação de tratamento da Embasa, no Lucaia. Segundo Eduardo Topázio, coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as praias, desde Amaralina até o Cristo, na Barra, devem ser evitadas.
Ignorando os riscos para a saúde, um grupo de amigos de Plataforma resolveu curtir a Praia da Paciência, no Rio Vermelho. A estudante Rebeca Priscila Oliveira Souza, 16 anos, estava junto com os amigos, que fazem parte de uma igreja evangélica no Subúrbio Ferroviário.

Em nome da diversão, grupo de amigos de Plataforma ignora perigo (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

“Fiquei sabendo (do caso), mas a gente queria se divertir”, disse. Quase todo mundo do animado grupo, que tinha 23 pessoas, já tinha caído na água quando descobriram que poderiam se contaminar. “Não senti cheiro ruim nem vi nada”, pontuou a estudante.
Em Ondina, outra praia que pode ter sido contaminada pelos resíduos liberados no Rio Vermelho, a estudante Liz Luquini, 12, e sua mãe, a médica Ana Carolina Luquini, 42, aproveitaram apenas o sol. “Quando acordei, minha mãe avisou que a gente não ia cair na água, de jeito nenhum, por conta do esgoto”. Ana Carolina chamou atenção para a falta de informação. “Deveria ter alguma sinalização de praia imprópria, porque muitas pessoas estão tomando banho por estarem desinformadas”, opinou.
De acordo com Topázio, a situação das praias deve voltar ao normal em 48 horas, caso não chova forte na cidade. “A situação de contaminação se agrava com a chuva, que também leva contaminantes para o mar. Esse acidente causou um dano severo nas praias daquelas redondezas porque era esgoto bruto sendo derramado”, disse. O Inema está monitorando as praias atingidas e uma seção investiga se a Embasa tomou as medidas necessárias no menor tempo possível.

Por conta do vazamento de esgoto sem tratamento, faixa entre o Rio Vermelho e o Cristo da Barra está imprópria para banho; mesmo assim, pessoas se arriscam na Praia da Paciência (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

A infectologista Jacy Andrade, professora da Universidade Federal da Bahia, chama a atenção para os riscos a quem insistiu no banho de mar. “Como foi material de esgoto podem acontecer quadros gastrointestinais ou irritações na pele, por causa do contato com essa água”, explicou. Segundo ela, os efluentes podem estar contaminados por bactérias como Salmonelas e Escherichia coli, além de vírus que podem causar diversas doenças. “Quem tomou banho nessas águas deve procurar um serviço médico, caso apresente algum sintoma como vômito, diarreia e irritação na pele”, finalizou.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador