Salvador

Católicos prestam homenagem à Nossa Senhora Aparecida

Missas e procissão marcam os festejos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Além do Dia das Crianças, esta quarta-feira (12) também é o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Em Salvador, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Imbuí, programou os festejos para todo o dia.


As comemorações começam com alvorada de fogos às 5h e terminam às 18h, com missa presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. O ponto alto será ás 16h30, quando os fiéis saem em procissão pelas ruas do Imbuí. Ao longo do dia, estão programadas outras quatro missas, às 6h, 9h, 12h e 15h. 


Confira o que abre e fecha neste feriado de 12 de outubro


A devoção
Há 82 anos, em 16 de julho de 1930, Nossa Senhora Aparecida foi reconhecida como Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI, mas a devoção só começou há quase 300 anos, em outubro de 1717, graças ao achado de três pescadores do rio Paraíba do Sul.


Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso receberam uma tarefa: tinham que conseguir pescar uma determinada quantidade de peixes no rio Paraíba do Sul, pois o conde de Assumar estava passando por Guaratinguetá para assumir o cargo de governador do estado de São Paulo e das Minas de Ouro. Mas a tarefa estava árdua, a pescaria não estava dando muitos resultados. Tudo mudou quando o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição de cor negra foi encontrada em suas redes. Desde então, a quantidade de peixes foi abundante.


Os pescadores levaram a pequena imagem para casa e a chamaram de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pela forma como eles a encontraram.