Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Dique do Tororó recebe 5 mil peixes para incentivo à pesca

A iniciativa visa estimular o fortalecimento da pesca esportiva e a atividade de subsistência no local

• 20/09/2014 às 13:36 • Atualizada em 01/09/2022 às 20:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Aluno do 5º ano do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Thiago dos Santos, 12, nem ligou para o sol forte no Dique do Tororó ontem. “Eu só vim aqui uma vez, mas nunca pesquei. Estou muito animado”, afirmou Thiago.
A oportunidade da primeira pescaria surgiu com um convite da Bahia Pesca — vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) - que, na manhã de ontem, promoveu um evento de repovoamento do manancial, soltando cinco mil peixes das espécies tambaqui e tilápia do Nilo nas águas do Dique.
A iniciativa visa estimular o fortalecimento da pesca esportiva e a atividade de subsistência no local. Thiago, que queria só jogar seu anzol na água, teve uma experiência ainda mais especial: dobrar as barras das calças e entrar no Dique para ajudar a equipe na Bahia Pesca a despejar os peixes na água.
“Foi muito legal. Vou chamar meus pais para vir aqui”, disse o estudante, que ainda contou que já entende melhor a importância de preservar as lagoas. “O que nós queremos é dar uma nova visão para esses espaços urbanos, utilizados como áreas de lazer”, afirmou o assessor de projetos institucionais da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.
“Nos últimos levantamentos, percebemos que o descarte de resíduos sólidos nessa área aumentou muito, por isso queremos utilizar esse fomento à pesca como forma de despertar a consciência ambiental”, disse. O projeto de repovoamento teve o Dique como piloto, mas deverá ser ampliado, chegando às lagoas do Abaeté, do Jacaré de Raimundão (Arraial do Retiro), de Pituaçu, do Derba e dos Frades (Stiep).
Para que isso aconteça, a Bahia Pesca vai fazer uma avaliação dessas lagoas. “Nas lagoas onde houve excessos de algas, faremos uma despoluição utilizando carpas prateadas, pois elas absorvem os nutrientes e deixam a água com aspecto transparente”, explicou o biólogo Daniel Cambeses.
O pescador Francisco Arcanjo que, além de tirar o alimento da família das águas do Dique, aluga varas de pescar, se disse entusiasmado. “Sou pescador há 27 anos e nesse dique eu tiro o alimento da minha casa. É muito importante a melhora na quantidade de peixes, pois aqui tem muita gente que não pesca só por esporte, consome cada pescado que tira daqui”, explicou o seu Chico, que aluga as varas por R$ 2 e as iscas por R$ 1, no píer próximo ao Cheiro de Pizza. Matéria original do Correio: Dique do Tororó recebe 5 mil peixes para incentivo à pesca

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador