Salvador

Festival Latitudes Latinas reúne shows e atividades em 3ª edição

Evento conta com feiras, saraus e oficinas, com foco para artes criadas na periferia da capital baiana

Vanessa Brunt, do Correio 24h

Em 10 anos de atividade, o projeto Latitudes Latinas, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Ufba, tem seguido o objetivo de difundir as artes, as culturas e o pensamento crítico latino-americano. Para fazer jus aos princípios, a iniciativa aproveita a oportunidade de comemorar uma década de existência com um festival, que acontece desta quinta-feira (30) até sábado (02), no Centro Cultural Plataforma, na praça São Braz. O evento acontece junto à iniciativa Rede ao Redor: Encontro de Artes das/nas Periferias, um dos desdobramentos das ações que conectam coletivos artísticos de bairros periféricos de Salvador.

Foto: Divulgação

O momento pretende reunir artistas de diversos bairros da capital baiana, com linguagens que transitam pela música, performance, dança, poesia, oficina e roda de conversa, enquanto busca explicitar como as chamadas periferias têm criado e apresentado novas perspectivas sobre os bairros de Salvador, contribuindo, especialmente, para renovação das artes na capital.

No primeiro dia de programação, das 15h às 17h, o evento recebe ativistas para o Papo (P)reto, que discute sobre de que forma a periferia mata as fomes que não são de comida. No mesmo dia, às 17h, a mostra de curta-metragens Cine Dendê. Às 18h, começam as intervenções poéticas, com o Sarau de Plataforma e de Outras Latitudes. Na sexta-feira, que inicia o projeto a partir das 10h, um dos destaques fica para o bate-papo musicado com MamaSónika – Dança que Canta, do México. Mais saraus acontecem no dia, também alargando a programação até à noite.

No sábado, que também vai das 10h às 18h, uma feirinha de marcas (de roupas e acessórios) criadas nas periferias ganha destaque, sendo iniciada às 17h. O dia ainda conta com mais mostras de curtas, bate-papos sobre genocídio da juventude negra e outras atividades. No encerramento, os shows e performances tomam o local, que recebe os grupos Salt N’Jazz, Moover Dance, The Blac’s, Mamasónika e Tallowah.

Confira a programação completa no site oficial do evento.