Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Mãe Stella ganhará Centro de Referência no Pelourinho

Segundo o diretor geral do IPAC, a ideia é comemorar os 90 anos de Mãe Stella, celebrar a história do candomblé na Bahia e suas raízes africanas

• 16/06/2015 às 15:47 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma pequena casa, localizada na Ladeira do Ferrão, n6, que dá acesso do Pelourinho para a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador, será transformada no Centro de Referência Odé Kayodê em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, Yalorixá do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá."A ideia é comemorar os 90 anos de Mãe Stella, completos em maio (2015), celebrar a história do candomblé na Bahia e suas raízes africanas", explica o diretor geral do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), João Carlos de Oliveira. Ele informa que Mãe Stella nasceu nesta casa em 2 de maio de 1925 e que o centro a ser implantado nesse imóvel para reverenciar a memória das principais yalorixás baianas. "A proposta é que o Centro de Referência tenha caráter multidisciplinar e multimídia, abrigando produções científicas, acadêmicas, audiovisuais e sonoras", relata o diretor do IPAC.
ProjetosEquipe técnica do IPAC já está realizando vistoria na casa 6 da Ladeira do Ferrão levantando suas condições físicas e possibilidades para implantação do Centro. "Estivemos no imóvel com a diretora de Preservação do Patrimônio do IPAC, arquiteta Etelvina Rebouças, e os técnicos Nonato e Antônio Luiz e o fotógrafo Lázaro Menezes; o próximo passo são levantamentos prediais, projetos arquitetônicos, elétrico e hidráulico", diz o gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
O acervo bibliográfico e imagético do Centro de Referência Odé Kayodê contará com o Centro de Documentação e Memória (Cedom) do IPAC, localizado em uma grande casa colonial próxima, na Rua Gregório de Mattos, nº 29, também no Pelourinho.
Edital O IPAC já tinha participado de outra ação com o Ilê Axé Opô Afonjá na criação do museu Ilê Ohum Lalai, que traduzido do yorubá para o português significa 'casa das coisas antigas'. Formado por 750 peças e criado em 1981, após visita de Mãe Stella à Nigéria, o museu do Afonjá venceu um Edital do IPAC em 2013, sendo totalmente reformado. No último mês de maio o diretor do IPAC o visitou quando verificou umidade excessiva no local.
"Vamos averiguar como garantir a integridade desses objetos tão importantes para o Afonjá", disse. O Centro de Referência no Pelourinho poderá mostrar a história de vida, lutas, conquistas e dedicação ao candomblé de Yalorixás baianas, como Mãe Aninha do Afonjá, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora também do Afonjá, Mãe Olga do Alaketu, Mãe Mirinha do Portão, dentre outras.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador