Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Salvador recebe 100 equipamentos para monitorar áreas de risco

Prismas vão ser instalados na região do Santo Antônio Além do Carmo

• 14/04/2016 às 11:23 • Atualizada em 01/09/2022 às 12:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Salvador passa a contar, a partir desta quinta-feira (14), de uma ferramenta de monitoramento de áreas de risco e deslizamentos. Serão instalados hoje à tarde 100 prismas para Estação Total Robotizada (ETR), na região do Santo Antônio Além do Carmo. O objetivo da ETR é monitorar áreas de riscos de deslizamentos, complementando os dados e informações da rede observacional de monitoramento.
Desde a última segunda-feira (11) os técnicos estão na área verificando os locais de instalação e preparando o local para o recebimento dos equipamentos. Os equipamentos serão distribuídos ao longo da encosta e também em residências que ficam no morro, localizado sobre o Túnel Américo Simas, que liga o Aquidabã ao Comércio.
Área escolhida para instalação de prismas fica acima do túnel Américo Simas (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)
Na prática, os prismas — pequenos refletores circulares de laser, com 8 a 10 centímetros de diâmetro — funcionam como sensores que registram a movimentação do solo e enviam as informações para a estação robótica. No caso de Salvador, uma Estação Total Robotizada (ETR) será instalada sobre a caixa d’água do Hospital Naval, em frente à encosta.
As informações que chegam à estação irão diretamente, via internet, para a sede do Cemaden, em São José dos Campos (SP), que redistribuirá os dados para a Codesal. O local onde os equipamentos serão instalados foi escolhido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), porque fica na falha geológica que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa.
O sistema custa R$ 300 mil, além dos custos com transmissão de dados via internet. Nas outras sete cidades onde o Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos já foi instalado, foram feitas parcerias com as prefeituras para os serviços de internet. Porém, por problemas de conexão, o Cemaden decidiu instalar a própria rede.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador