Este ano, pela primeira vez, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim abrirá o cortejo. Ela sairá em procissão, conduzida pelos fiéis num andor, da Igreja da Nossa Senhora da Conceição à Colina Sagrada.
A partir das 7h, a Imagem estará exposta na Igreja. Este ano, o templo de Nossa Senhora da Conceição da Praia ficará aberto aos fiéis das 7h às 12h para que façam as suas orações. Em anos anteriores, as portas eram fechadas após o encerramento do culto ecumênico, que continua ocorrendo, às 8h, no Adro da Igreja, no Comércio.
“As pessoas virão aqui em busca de Deus, então vamos acolhê-los”, explica o gerente de manutenção e conservação da Igreja, José Gonçalves. Após o culto, começa a ser feito o percurso até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, com a saída da 4ª Caminhada Lavagem de Corpo e Alma. A programação católica ainda envolve um show de músicas religiosas no Adro da Basílica do Bonfim às 9h e a condução da imagem peregrina para o interior da igreja.
Após a saída da Caminhada, sai o Cortejo contando com a presença de 36 entidades culturais, entre elas os tradicionais blocos Saco Cheio, Q Felicidade, Comanches do Pelô, Filhos de Gandhy, Ilê Ayê e Muzenza. Também farão parte do desfile associações como Legião da Boa Vontade (LBV), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud), Rede de Mulheres Negras da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub).
Ao meio-dia, chegará o cortejo das baianas que vão fazer a lavagem das escadarias e ocorre a entrega das vassouras para a Lavagem do Adro da Basílica pelos membros da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim. Encerrado o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina que veio em procissão ficará exposta para devoção dos fiéis até as 18h, próximo à porta.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade