Saúde

5 situações em que você vira um 'imã' de mosquito

Diferentes pesquisas mostraram cinco situações em que, de fato, você pode se tornar um prato cheio para a picadura dos mosquitos

Redação iBahia
16/05/2016 às 9h36

2 min de leitura
Você sempre achou que era “alvo” mais fácil dos mosquitos de que um amigo, namorada ou parente? Pode ser verdade. Diferentes pesquisas mostraram  cinco situações em que, de fato, você pode se tornar um prato cheio para a picadura dos mosquitos.
Após beber cerveja
Um estudo com 12 homens com idades entre 20 e 58 anos e uma mulher de 24 anos mostrou que quem tomou uma lata de cerveja, com concentração de 5,5% de álcool, atraiu mais mosquitos do que os que não beberam nenhuma bebida alcoólica. No entanto, nem o álcool no suor, nem a temperatura da pele das pessoas foram fatores relevantes para atrair mosquitos.

Você é adulto
Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos durante respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca. Adultos, obesos e mulheres grávidas, portanto, emitem mais CO2 e são mais atraentes para mosquitos do que crianças, por exemplo.
Ser portador do sangue tipo O

As pessoas que tem sangue do tipo O, positivo ou negativo, atraem mais os insetos que os tipos A, B e AB. O A é o menos atraente entre eles. Essa situação requer mais estudos científicos para que a tese seja validada na comunidade científica.
Fazer  exercícios (e não tomar banho)
Ao fazer exercício, seu organismo produz ácido lático para se misturar com o oxigênio e gerar energia para os seus músculos. No entanto, esse ácido é liberado no seu suor e isso atrai mosquitos que podem te picar.

Seu corpo ‘chama os insetos’
Algumas pessoas emitem compostos que repelem mosquitos, enquanto outras emitem aqueles que os atraem, ainda não se sabe exatamente o motivo. Pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres concluíram que a resposta pode estar nos genes de cada pessoa. Nos experimentos, duas gêmeas idênticas não apresentaram maior ou menor nível de atração de mosquitos. No enquanto, quando as gêmeas eram diferentes, uma delas chamou mais a atenção dos insetos.