Saúde

Combate ao Glaucoma: shopping oferece exame gratuito à população

Além de fazer exames de diagnóstico, paciente terá acesso a colírios para tratamento, se confirmada a doença

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Uma ação em decorrência ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado na próxima terça-feira (26), vai oferecer exames gratuitos à população, no Shopping Center Lapa, de 25 a 30 de maio. O estabelecimento vai promover a Semana de Prevenção do Glaucoma em parceria com a Pro Oftalmo. No local, maiores de 18 anos poderão fazer exames gratuitos para a detecção da doença.

Além de fazer os exames para diagnosticar o glaucoma, o paciente terá acesso aos colírios para o seu tratamento, se confirmada a doença. A ação vai acontecer das 09h às 21h, no piso L1 do shopping, ao lado da loja A Fórmula.

A doença
O glaucoma é uma doença que se não diagnosticada precocemente, pode levar à cegueira, mas, embora não tenha cura, o tratamento clínico à base de colírios pode, em muitos casos, evitar a progressão da perda da visão. Pessoas com mais de 40 anos devem fazer exames anuais ou pelo menos a cada dois anos. Já as pessoas que pertencem a grupos de risco - como ter parentes próximos glaucomatosos, pertencer à etnia negra (os negros têm mais chances de desenvolver a doença), ter alto grau de miopia (acima de 6 graus), já ter passado por cirurgia nos olhos ou feito tratamentos à base de colírios com corticoides - devem fazer exames a partir dos 35 anos.