Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conhece o rejuvelac? Descubra os benefícios da bebida probiótica

Ela pode ser feito com o grão ou semente a sua escolha

Redação iBahia • 18/11/2020 às 19:42 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você já ouviu falar da rejuvelac? Trata-se de uma bebida do grupo de probióticos, que pode ser consumida diariamente e é benéfica para a saúde por diversos motivos. Não à toa, é chamada de "elixir da juventude", segundo o portal "Taeq".

A bebida é feita da germinação de grãos ou cereais, como linhaça, quinoa, trigo, chia, milho, centeio, aveia e painço na água filtrada. Ela ajuda na digestão, aumenta a imunidade, tem vitaminas do complexo B e E, além de ajudar na destruição de bactérias no intestino. O site Taeq preparou receitas com diferentes sementes, que tem basicamente o mesmo modo de preparo. Confira:

1. Rejuvelac de quinoa

O rejuvelac de quinoa é um dos mais faz sucesso, pois esse ingrediente é bem nutritivo (rico em proteínas, fibras, antioxidantes e minerais) e simples de encontrar.

Ingredientes

- 1 xícara de grãos de quinoa

- Água filtrada

Para começar, você deve realizar o processo de germinação da quinoa. Lave bem os grãos em água corrente (com a ajuda de uma peneira) e, então, transfira-os para um pote de vidro bem higienizado e seco (lavado com água quente, de preferência). Em seguida, acrescente água filtrada até cobrir completamente os grãos e sobrar cerca de 3 dedos. Tampe o pote com um tecido e prenda com um elástico. Espere 12 horas e, então, escorra bem os grãos e lave-os novamente na água corrente. Deixe-os na peneira, cobertos por um papel toalha e reserve em um local arejado da cozinha - pode ser em cima da bancada. Espere de 8 a 12 horas para que os grãos comecem a germinar (fiquem com pontinhos brancos) e, então, já pode partir para a próxima etapa!

Agora que os grãos da quinoa já estão devidamente germinados, chegou a hora de partir para a fase da fermentação. Lave novamente o pote de vidro (de modo que ele fique esterilizado) e transfira novamente os grãos para o recipiente. Preencha com água filtrada novamente (cerca de 3 xícaras) e, então, tampe o pote com um tecido bem fino ou com papel toalha, usando um elástico para prender. Deixe o recipiente em um local bem ventilado e longe da luz para que o processo de fermentação ocorra bem. Espere 48 horas e prontinho! Agora, leve o pote para a geladeira e, sempre que for consumir, basta coar a bebida para separar os grãos do líquido. Assim, você consome o rejuvelac já geladinho!

2. Rejuvelac de chia

Que tal preparar um rejuvelac de chia (ingrediente rico em fibras, ômega 3 e vitaminas) para preparar um suco detox antes de iniciar o dia?

Ingredientes

- 5 colheres de sopa de sementes de chia

- Água filtrada

3. Rejuvelac de linhaça

Feito com linhaça marrom ou dourada, esse rejuvelac também é ótimo para o sistema digestivo e segue o mesmo modo de preparo dos demais.

Ingredientes

- 1 xícara de linhaça

- Água filtrada

4. Rejuvelac de trigo

O rejuvelac de trigo é o mais conhecido e, geralmente, costuma ser um pouco mais demorado de fazer, pois tende a ter um processo de fermentação um pouco mais lento.

Ingredientes

- 1 xícara de grãos de trigo

- Água filtrada

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde