Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Dermatologista alerta sobre os cuidados com a pele na quarentena

O uso da combinação água e sabão ou do álcool em gel 70% traz a necessidade de uma maior atenção à saúde da derme

Redação iBahia • 14/05/2020 às 16:21 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em tempo de pandemia do novo coronavírus, os hábitos de higiente devem ser redobrados, assim como os cuidados com a pele. O uso da combinação água e sabão ou do álcool em gel 70 % são itens que passaram a fazer parte da rotina de higienização das pessoas, mas acaba trazendo, por outro lado, a necessidade de uma maior atenção à saúde da derme.

Para seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde e não prejudicar a saúde da pele, sobretudo das mãos, a dermatologista Michele Moreno, do Sistema Hapvida, alerta sobre os cuidados a serem tomados e ensina como deve ser feita a hidratação das áreas mais expostas. Confira:

O contato com produtos de limpeza se tornou mais frequente pelas pessoas. Essa prática pode causar problemas à pele?

O contato frequente com os produtos de limpeza gera o ressecamento das mãos, isso porque nossa pele possui glândulas sebáceas que realizam a lubrificação da pele através da produção do sebo. No constante uso de substâncias abrasivas, como água sanitária, detergentes e álcool em gel, fator 70%, que é o que está se preconizando muito por conta da higienização necessária para combater a COVID-19, pode ocorrer uma perda excessiva dessa proteção de oleosidade pela própria agressão direta dos produtos. Por não estar preparada, o contato acaba rompendo essa proteção inicial da pele, deixando a barreira cutânea mais exposta e propensa a essa ruptura, o que facilita a infecção dos microorganismos presentes na nossa pele. Além de gerar desconforto, dores, aspecto ressecado e facilidade de descamação por conta da esfoliação dos queratinosos.

Como recuperar a pele ressecada?

A hidratação é fundamental. Depois de tantos dias de confinamento, as mãos já começam a dar sinais de ressecamento. Para prevenir ou reduzir esses efeitos, o ideal é passar um creme hidratante pelos menos 3 ou 4 vezes ao dia depois da lavagem das mãos. Além disso, muitas pessoas não tinham o hábito de lavar louça e fazer a limpeza da casa, o que também vai contribuir para o ressecamento das mãos. Então, hidrate bastante!

O contato frequente com esses produtos pode desenvolver alergias? Nesse caso, o que fazer?

A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Ela pode se apresentar de duas formas: irritativa, causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador, o que ocorre com um grande número de pessoas. E, alérgica, que surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar de meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Nos dois casos, o ideal é buscar um dermatologista para avaliar a dermatite e prescrever o medicamento correto.

Em casos de pessoas alérgicas, os cuidados precisam ser redobrados?

As pessoas alérgicas são as que mais sofrem nesse momento. No geral, elas já sabem o que as causam alergias e o aconselhável é evitar esses produtos e optar pelos hipoalergênicos, além de lavar as mãos após a exposição a substâncias que podem provocar irritação. Geralmente, quem sofre de alguma alergia já tem em casa suas pomadas específicas, as quais podem ser utilizadas sempre que perceber qualquer irritação.

Ao lavar as mãos, é aconselhado fazer a lavagem do rosto também?

O rosto precisa ser higienizado apenas duas vezes ao dia. Caso seja necessária a higienização mais frequente por uso de maquiagem, excesso de oleosidade ou sujeira, o aconselhado é usar outras substâncias mais adequadas, a exemplo das soluções de limpeza que conseguem remover toda a sujeira preservando a barreira cutânea. Outro produto que pode ser usado na limpeza do rosto, é a água micelar.

Como é possível manter a saúde da pele?

Entre as medidas mais efetivas estão o aumento da ingesta diária de água (limite máximo de até 3 litros), evitar exposição excessiva ao sol, manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras; evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados são algumas práticas importantes para manter a saúde da pele.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde