Saúde

Ganhou peso no inverno? Entenda porque isso acontece

Mudança na duração dos dias interfere nas substâncias em nosso cérebro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O inverno começou em junho, e com ele vem algumas mudanças que talvez nem sejam notadas mas que são comuns nesta época do ano. Muita gente ganha peso e fica com hábitos menos saudáveis durante esse período. E tudo tem explicação. 

A luz solar reduzida (principalmente na região sul do país), pode causar desequilíbrios de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores (serotonina) que afetam o humor, sono e disposição. Essa queda nos níveis de serotonina também pode resultar no chamado Transtorno Afetivo Sazonal, o que aumenta o desejo por alimentos com alto teor de açucares e gordura (comfort food).

Além disso, à medida que a temperatura cai, nosso metabolismo aumenta, a fim estabilizar a temperatura do corpo e permanecer aquecido, o que significa que precisamos de mais alimentos para as demandas extras de energia.No entanto, isso não significa que devemos comer mais alimentos calóricos. O ideal é manter uma alimentação rica em nutrientes e pobre em calorias.

Outro fator é a falta de vitamina D. Pesquisas indicam que a deficiência desta vitamina desencadeia ganho de peso. Nos meses de verão, 90% da vitamina D é sintetizada pela exposição solar, essa taxa é muito baixa no inverno devido à ausência de sol.