Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Veja cinco motivos para consumir óleo de cártamo

Ele é rico em minerais, gorduras boas, vitamina E, A e K e antioxidantes

Redação iBahia • 06/07/2019 às 11:31 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você já ouviu falar de óleo de cártamo? Ele é extraído das sementes da planta cártamo (de pequeno porte, com flores amarelas) e pode ser usado de diversas maneiras. O óleo de cártamo é rico em minerais, gorduras boas, vitamina E, A e K e antioxidantes - substâncias essenciais para o organismo. A Taeq, empresa de alimentação saudável, listou cinco benefícios de incluir esse alimento na sua dieta.

Foto: reprodução / iStock


1. Combate o envelhecimento

Uma das principais vantagens do óleo de cártamo é que ele é fonte de vitamina E, um importante antioxidante para o corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular, bloqueando danos causados pelos radicais livres e fortalecendo o organismo.

Além disso, a vitamina E também é boa para a saúde do coração e para a imunidade de forma geral.

2. Auxilia na cicatrização, combate excesso de glicose e o colesterol "ruim"

É fonte de ácidos graxos (como ômega 6 e ômega 9)
Outro ponto positivo do óleo de cártamo é que ele é fonte de ácidos graxos essenciais para o corpo - o ômega 6, por exemplo, auxilia na cicatrização, combate o excesso de glicose no sangue e o colesterol "ruim" (LDL), fortalece a imunidade e também combate a pressão alta.

3. Previne doenças cardiovasculares

Já o ômega 9 tem ação anti-inflamatória, previne doenças cardiovasculares e também ajuda a aumentar a concentração de colesterol "bom" (HDL). Além disso, esses ácidos graxos estimulam a queima de gordura e, por isso, o óleo de cártamo é muito usado para essa finalidade.

Leia mais:



4. Variadas formas de inserir na dieta

Use o óleo de cártamo para temperar saladas e legumes
Para incorporar todas a propriedades do óleo de cártamo à sua dieta, uma boa dica é usá-lo para temperar saladas e legumes no dia a dia. Mas além disso, o óleo também pode ser aplicado em frituras, substituindo a manteiga e óleos hidrogenados. Ao consumir o óleo de cártamo diariamente você consegue melhorar o colesterol, diminuir focos de inflamação e ainda controla a glicemia.

Além de ser usado diretamente na culinária, o óleo de cártamo também

pode ser consumido através de cápsulas. O ideal é consultar um médico

antes de iniciar o consumo.


5. Hidrata a pele

Além de ser usado na alimentação, o óleo de cártamo também é ótimo para o preparo de cremes hidratantes faciais. Por ser rico em antioxidantes (vitamina E), nos ácidos linoleico e oleico (ômega 6 e ômega 9, respectivamente), ele ajuda a combater o envelhecimento da pele e garante uma boa hidratação. Muitas pessoas usam esse óleo para preparar máscaras faciais com outros ingredientes naturais ou hidratantes comuns.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde