Saúde

OMS avalia decretar varíola dos macacos uma emergência de saúde global

Reunião com o comitê de emergência nesta quinta-feira (23) analisará se o surto da varíola dos macacos exige que se declare uma emergência global

Redação iBahia
23/06/2022 às 13h03

1 min de leitura
Foto: Dado Ruvic

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fará uma reunião com o comitê de emergência nesta quinta-feira (23) para analisar se o surto da varíola dos macacos exige que se declare uma emergência global.

Caso a varíola dos macacos seja considerada uma emergência global, isso significa que a OMS avalia o surto como um “evento extraordinário” e que a doença pode se disseminar por ainda mais países. Isso também daria à enfermidade a mesma distinção da pandemia da covid-19 e do esforço em andamento para erradicar a poliomielite.

Na semana passada, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, descreveu a varíola dos macacos como uma doença identificada em mais de 40 países, sobretudo na Europa, e como “pouco usual e preocupante”.

A doença atinge a África central e o oeste do continente há décadas. Lá, uma versão da varíola mata até 10% das pessoas. Para além da África, não houve mortes registradas até agora.