Veja cinco alimentos que você não sabia que eram saudáveis


Para melhorar os hábitos alimentares, você não precisa ver os alimentos como vilões. De acordo com Lushano Forssman, especialista em treino e nutrição da Freeletics, o segredo para uma dieta saudável é desfrutar de tudo com moderação.

A especialista alertou que para classificar se um alimento é saudável ou não muitos fatores devem ser levados em consideração. "Conteúdo calórico, a densidade dos nutrientes e o tipo de gordura que ele contém são alguns dos itens analisados".

Foto: reprodução

Veja lista com cinco alimentos que não precisam ser considerados vilões

1. Queijo

“O queijo tem má reputação devido ao seu alto teor calórico e de gordura, no entanto, é uma boa fonte de cálcio e proteínas”, conta Lushano.

Na hora de escolher o queijo, o ideal é optar por opções com menos gordura. Queijo de cabra, cottage, ricota e parmesão são algumas opções.

2. Pipoca

O consumo de pipoca pode trazer benefícios nutricionais: “Em primeiro lugar, ela tem baixo teor de gordura e é rica em fibras, além disso, ela contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais, incluindo zinco, magnésio e algumas vitaminas do complexo B”.

Lushano Forssman também aconselhou ter cuidado com as porções e adição de açúcar, sal ou gorduras.

3. Hambúrguer

Você pode comer hambúrgueres sem sair da dieta, mas prefira os de carne magra ou vegetariano e tenha cuidado com a adição de ingredientes extras. “Hambúrgueres feitos a partir de carne magra contém ferro, vitamina B12 e proteínas, que são muito benéficos para a saúde”, conta a especialista em nutrição.

4. Ketchup

“Apesar de ter uma quantidade razoavelmente alta de açúcar e sal, o ketchup também tem um antioxidante que combate ao câncer”, diz Lushano sobre o condimento.

O tomate do ketchup contém licopeno, um antioxidante que apresenta indícios de redução do colesterol e aumentar a contagem de espermatozoides.

5. Manteiga

“A manteiga é uma boa fonte de CLA, um tipo de gordura que pode reduzir o crescimento de certos tipos de câncer e também diminuir o percentual de gordura corporal”.

A manteiga também contém butirato, um ácido graxo de cadeia curta que pode reduzir a inflamação e promover a saúde digestiva. Para não trazer problemas de saúde, por causa da gordura saturada, você deve lembrar de consumir com moderação.