A cantora Gilmelândia (de rosa, ao fundo) e a Banda Didá animaram o público presente no lançamento da campanha
Fotos: Murilo Gitel/EcoD
O Instituto EcoD e a Fundação José Silveira (FJS) lançaram nesta quinta-feira, 1º de outubro, a sexta edição consecutiva do movimento Outubro Rosa na Bahia, com o objetivo de promover a saúde da mama e da próstata, tipos de câncer que mais atingem homens e mulheres no Brasil.
A largada da campanha Pense Rosa + Pense Azul foi marcada pela inauguração do Espaço Rosa, no quarto Piso do Shopping Barra em Salvador. O estande comercializará peças produzidas por mulheres oriundas das comunidades atendidas pelos projetos sociais da Fundação, durante a Oficina Rosa, e também pelo artista plástico Bel Borba. O valor das vendas será destinado para a causa.
"Estamos focando neste ano na questão da alimentação saudável e nos exercícios físicos, que conforme dados da ONU são aliados importantes na prevenção tanto do câncer de mama como no de próstata", destacou na abertura do evento a diretora de Relações Institucionais do EcoD, Ines Carvalho. "Os homens costumam deixar o cuidado com a saúde de lado, o que é um problema. Esse papel de incentivá-los a fazer os exames costuma vir das mulheres", observou.
A diretora de Relações Institucionais do EcoD, Ines Carvalho, destacou o foco que a campanha terá em 2015: a alimentação saudável e os exercícios físicos
O presidente da FJS, Geraldo Leite, lembrou que o Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos (década de 1990) e o Novembro Azul na Austrália (2003), e que hoje ambos os movimentos são um sucesso em todo o mundo. "O câncer de mama é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e afeta predominantemente as mulheres. Já o problema do câncer da próstata é o preconceito que o gênero masculino costuma ter com o exame de toque retal", ressaltou.
Diagnóstico precoce
Leite, que é médico, também lembrou da importância do diagnóstico precoce, capaz de aumentar as chances de cura. "A FJS está pensando rosa e azul", concluiu, ao citar as cores simbólicas dos movimentos de combate ao câncer de mama e da próstata.
O lançamento da campanha Pense Rosa + Pense Azul na Bahia ainda contou com um pocket show da cantora Gilmelândia, madrinha da iniciativa, e a com a apresentação da Banda Didá - grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres.
Durante o mês, serão realizadas ações de sensibilização junto à população em relação aos cuidados com a saúde. Também serão iluminados na cor rosa o Hospital Santo Amaro, em Salvador, e a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, unidades da FJS, além do Elevador Lacerda, as estátuas das Gordinhas, o Cristo da Barra e o Shopping Barra.
Uma simples mudança pode ajudar na prevenção do câncer de mama. Inclua estes alimentos no seu dia a dia:
- Linhaça;
- Frutas;
- Alimentos integrais;
- Ômega 3 (peixes como Cavala, Sardinha e Arenque);
- Açafrão;
- Soja;
- Alho e cebola;
- Vegetais.
Movimento global
A iniciativa integra o movimento internacional Outubro Rosa, que iniciou na Califórnia, em 1997, e se difundiu no mundo com a iluminação rosa de monumentos públicos, a exemplo da Torre de Pisa, na Itália, e do Arco do Triunfo, na França.
O objetivo é chamar a atenção para o câncer de mama, cujas estimativas por meio do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são de 57.120 novos casos em 2015 no Brasil. A instituição projeta, ainda, 68.800 ocorrências de câncer de próstata para o país no mesmo período.
Na Bahia, a campanha Pense Rosa + Pense Azul conta com o apoio do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), Gastromotiva, Shopping Barra, Barber Beauty, Revista B+ e TV Aratu/SBT.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!