Sustentável

Evento reúne especialistas para análise da poluição dos oceanos

Aberto ao público, “Os Oceanos 500 anos depois” será realizado virtualmente no dia 19 de outubro

Redação iBahia
18/10/2021 às 13h15

2 min de leitura

Um evento gratuito vai reunir, em uma série de debates, as opiniões e reflexões de especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Projeto Tamar sobre a condição atual dos nossos oceanos.

Será no próximo dia 19 de outubro, a partir das 18h, que começa a programação de “Os Oceanos 500 anos depois”. A atividade colocará em perspectiva a emergência global e sensibilização coletiva em torno de soluções que garantam às gerações futuras a possibilidade de também desfrutar dos mares. O evento acontece de forma virtual e a transmissão em português é realizada através do Youtube.

“Os Oceanos 500 anos depois” é uma realização entre o Instituto Cervantes e a empresa Iberdrola-Neoenergia, com participação do Projeto Tamar e Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade nasce como uma necessidade de reflexão sobre a evolução dos oceanos, tomando como ponto de partida a descoberta desses mares, para fazer uma comparação da condição atual e da destruição que sofreram, bem como o trabalho da ciência e o valor do conhecimento da história como estratégia para a conservação do planeta. 

Trata-se de apostar no empenho de entidades que desenvolvem projetos de melhoria da situação das nossas águas, com práticas sustentáveis, no meio pesqueiro e no consumo, da biologia e da biodiversidade marinha. São aspectos como as ameaças que pairam sobre a biodiversidade, incluindo os efeitos adversos das mudanças climáticas devido ao impacto das ações humanas na ecologia e a importância da gestão inteligente dos resíduos. 

“Os Oceanos 500 anos depois” 
Quando: 19 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 20h 

Transmissão:  
Youtube do Instituto Cervantes de Salvador (português)
Youtube do Instituto Cervantes de Recife (espanhol)

Participantes: 

  • Renata Chagas. Diretora do Instituto Neoenergia. 
  • Gonzalo Rostan. Gerente Nacional de Centros de Visitantes Fundação Projeto Tamar.  
  • Berenice Gomes. Coordenadora Geral da Fundação Projeto Tamar. 
  • Prof. Igor Cruz. Universidade Federal da Bahia. Departamento de Oceanografia. 
  • Prof. Janini Pereira. Universidade Federal da Bahia. Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente.