iBahia > sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE

União Europeia acelera ratificações ao Acordo de Paris para o clima

Redação iBahia • 07/10/2016 às 7:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 21:12

Google News siga o iBahia no Google News!


Acordo de Paris para o clima precisa da ratificação de países representando ao menos 55% das emissões globais para entrar em vigor
Foto: ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou na quarta-feira, 4 de outubro, a iniciativa da União Europeia de acelerar as ratificações nacionais referentes ao Acordo de Paris para o clima, e disse acreditar que, com isso, o pacto deverá atingir nos próximos dias os patamares mínimos para entrar em vigor.

“Estou contente de estar em Estrasburgo mais uma vez e elogio a União Europeia por continuar a demonstrar forte liderança global no combate às mudanças climáticas”, disse Ban em coletiva de imprensa. “Estou feliz com o fato de o Parlamento Europeu ter apoiado a aceleração das ratificações do Acordo de Paris”, completou.

A iniciativa do Parlamento Europeu permite que os Estados-membros da União Europeia entreguem seus instrumentos de ratificação do acordo o mais rápido possível, diretamente para as Nações Unidas.

O Acordo de Paris para o clima estabelece metas de reduções de emissão de poluentes

Para entrar em vigor, o Acordo de Paris precisa da ratificação de 55 países, que representem ao menos 55% das emissões globais de poluentes. Até o momento, 62 países se uniram ao acordo, representando 52% das emissões mundiais.

“Com a ação de hoje do Parlamento Europeu, estou confiante de que conseguiremos chegar aos 55% logo, em poucos dias”, declarou o secretário-geral da ONU. “Vemos um esforço extraordinário de todos os cantos do mundo de colocar o Acordo de Paris em vigor este ano”.

“O Parlamento Europeu reafirmou assim seu apoio à ação urgente para combater o desafio climático e transformá-lo em uma oportunidade para a construção de sociedades mais seguras, saudáveis e prósperas.”

Em setembro, os dois maiores emissores de poluentes do mundo, a China e os Estados Unidos, ratificaram formalmente o pacto para o clima.

“A rápida ratificação demonstraria um renovado comprometimento da Europa com a cooperação internacional, que está no centro da identidade da União Europeia”, declarou Ban em seu discurso no Parlamento Europeu.

O Acordo de Paris para o clima estabelece metas de reduções de emissão de poluentes e prevê manutenção do aumento da temperatura global bem abaixo dos 2 graus Celsius.

(Via ONU Brasil)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade