iBahia > turismo
Caravelas

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos comemora 40 anos

Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, vai realizar atividades culturais e educativas para a comunidade local e visitantes

Redação iBahia • 06/04/2023 às 9:07

Google News siga o iBahia no Google News!

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com sede em Caravelas, no sul da Bahia, completa 40 anos, nesta quinta-feira (6). Para celebrar o aniversário do primeiro parque nacional marinho do Brasil, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, vai realizar atividades culturais e educativas para a comunidade local e visitantes até o final de abril.

Para o mês de abril, o Coral Vivo preparou uma série de atividades: no dia 6, aniversário do parque, acontece o lançamento do vídeo e do mapa digital "#ChapeirãoPierreAbrolhos360". A gravação de cerca de três minutos, feita em 360o, conduz o espectador em um mergulho pelas formações recifais extraordinárias da unidade de conservação.

O público poderá assistir ao vídeo utilizando óculos de realidade virtual dentro do Centro de Visitantes. Por ocasião do lançamento, haverá também uma roda de conversa sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas como apoio ao trabalho de interpretação ambiental. Por causa de seus recifes de coral, Abrolhos é uma das regiões mais importantes do Atlântico Sul em termos de sistema biológico complexo. 

Entre os dias 17 e 20 serão realizados encontros pedagógicos em parceria com as secretarias municipais de educação de Caravelas, Prado e Alcobaça. Nessas oportunidades serão elaboradas estratégias e ações de “ciência cidadã”, com apoio de obras e materiais didáticos e paradidáticos (livros, manuais e vídeos com foco nos ambientes coralíneos e nas relações socioambientais associadas a eles) produzidos pelo Projeto Coral Vivo. O objetivo da ação é promover a cultura oceânica e científica nas propostas pedagógicas e inserir o conteúdo riquíssimo produzido e divulgado pelo Coral Vivo nas salas de aula. 

Os eventos organizados pelo Coral Vivo terminam no dia 25 de abril, com a Noite de Cinema na Praça de Eventos de Caravelas, na qual serão exibidos episódios da série "Amar o Mar", produzida pelo Coral Vivo e disponível no YouTube do projeto. 

História

As histórias do Projeto e do Parque de Abrolhos são entrelaçadas: os fundadores do Coral Vivo, Dr. Clovis Castro e Dra. Débora Pires, realizaram pesquisas na unidade de conservação, que possui vasta biodiversidade, desde a década de 1980. Clovis Castro contribuiu para a criação do parque quando participou como voluntário de uma expedição para avaliar biologicamente a região de Abrolhos, em 1981, em seu primeiro ano de mestrado no Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

"Na época, não havia quem mergulhasse entre os pesquisadores, então, fui convidado a representar o Museu Nacional nessa viagem. Quando voltei para o Rio, escrevi um relatório sobre tudo que foi observado e este documento foi anexado ao processo de criação do parque. Não existia o Projeto Coral Vivo ainda, mas foi uma participação direta de um dos fundadores na história de Abrolhos e ali estava uma das sementes também do projeto." – conta o Dr. Clovis Castro.

Além de sua importância para a biodiversidade e o meio ambiente, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi fundamental no desenvolvimento de pesquisas sobre os recifes brasileiros. As primeiras coletas de materiais utilizados nas pesquisas iniciais sobre a reprodução de corais foram realizadas em Abrolhos, em 1996. As amostras biológicas foram trabalhadas por pesquisadores e alunos do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, resultando nos primeiros dados reprodutivos das espécies formadoras dos recifes brasileiros. 

Com a criação do Projeto Coral Vivo começaram a ser realizados trabalhos de monitoramento da desova dos organismos vivos em cativeiro e, também, da realização de fecundação in vitro. 

"Eu, o Clovis Castro e o Fábio Negrão temos as vidas misturadas à história do Parque de Abrolhos e do Projeto Coral Vivo. Acho interessante essa mistura das nossas trajetórias profissionais, principalmente na questão da reprodução dos corais, que começou em Abrolhos na década de 1990 e se desenvolveu mais com o Coral Vivo a partir de 2003", aponta a Dra. Débora Pires.

Serviço

Lançamento "Pierre Chapeirão Abrolhos 360"

Data: 06 de abril

Horário: 10h

Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Encontros Pedagógicos "Coral Vivo Vai Às Ruas"

Datas: 17 a 20 de abril

Local: Caravelas, Prado e Alcobaça

Noite de Cinema - Coral Vivo

Data: 25 de abril

Horário: 19h

Local: Praça de eventos - Caravelas

TAGS:

Abrolhos bahia Caravelas PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS PROJETO CORAL VIVO

RELACIONADAS:

Cissa Guimarães chora ao carregar caixão de Paulo César Pereio

Enterro

Cissa Guimarães chora ao carregar caixão de Paulo César Pereio

Blandina faz armação contra Zefa Leonel em 'No Rancho Fundo'

Resumo de quarta (15)

Blandina faz armação contra Zefa Leonel em 'No Rancho Fundo'

Moradores do Bairro da Paz denunciam falta de água em 4 localidades

Salvador

Moradores do Bairro da Paz denunciam falta de água em 4 localidades

Cristina se revolta com Serena em 'Alma Gêmea'; resumo de quarta (15)

Retorno para mansão

Cristina se revolta com Serena em 'Alma Gêmea'; resumo de quarta (15)

Rodriguinho se diz honrado em ter frase como título do doc de Davi

'Um cara comum da Bahia'

Rodriguinho se diz honrado em ter frase como título do doc de Davi

Bahia é quinto estado com maior número de roubos de carro no Brasil

Segurança pública

Bahia é quinto estado com maior número de roubos de carro no Brasil

MAIS EM TURISMO :

Ver mais em Turismo