Bahia

Soteropolitanos já receberam 430 mil kits gratuitos de TV digital

Sinal analógico será desligado em 27 de setembro

Roberto Midlej, do Correio 24h

No dia 27 de setembro, o sinal analógico de TV será desligado em Salvador e em outros 19 municípios da Região Metropolitana (RMS). Portanto, é necessário preparar-se para receber o sinal digital dos canais de TV aberta nesta área. "A partir deste dia, quem não estiver com a tecnologia digital não terá mais sinal de TV aberta e para este telespectador aparecerá apenas uma cartela informando que o sinal foi desligado", disse Juarez Quadros, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Quadros esteve em Salvador nesta quarta (30) para entregar mais um kit de TV digital gratuito a um beneficiário de um programa social do governo. Aquele foi o kit de número 430 mil entregue a um morador da região. "Recebo o Bolsa Família e por isso tinha direito ao kit. Liguei para a central de atendimento em julho e marcaram a entrega", disse Ivonete Brito de Souza, cabeleireira que tem uma TV de 29 polegadas do modelo antigo, com tubo de imagem.

A entrega dos kits gratuitos é realizada pela Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital. No site está disponível a relação de pessoas que têm direito à gratuidade. Para a consulta sobre a gratuidade, é necessário fornecer o número do CPF ou NIS. A informação também pode ser obtida pelo telefone 147, com ligação gratuita.

Foto: Reprodução

A Seja Digital ainda vai entregar mais 105 mil kits aos beneficiários de programas sociais. Aqueles que não têm direito ao equipamento devem adquiri-los em lojas de eletroeletrônicos, por um valor que deve oscilar entre R$ 150 e R$ 200. Os kits são necessários para todas as TVs com tubo de imagem. No caso dos aparelhos de tela fina, é necessário consultar o manual para saber se é preciso adquirir o kit. Os televisores fabricados antes de 2010 normalmente precisam de conversores. Em caso de dúvida, a Anatel sugere entrar em contato com o fabricante da TV.

Com o desligamento do sinal digital, a frequência de 700 MHz poderá ser usada pelas operadoras de celular para melhorar o acesso à internet móvel. Segundo a Anatel, a velocidade pode triplicar no caso de aparelhos 4G, especialmente em espaços fechados. Em Salvador, a frequência já está liberada para as operadoras e os usuários devem sentir a melhora do sinal da internet móvel em breve. Em outras cidades da RMS, ainda não há previsão para a frequência ser liberada.

Segundo levantamento recente da Anatel, 86% da RMS já tem acesso à TV digital. Para o desligamento do sinal analógico ocorrer na data prevista, é necessário chegar a 93%. Segundo Antônio Carlos Marteleto, presidente da Seja Digital, a meta deverá ser cumprida.