Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Depois da Covid-19

Conheça VSR, vírus respiratório que têm crescido no Brasil

Vírus sincicial respiratório é mais frequente no outono e no inverno. Ele pode ser fatal em bebês, crianças e idosos

Redação iBahia • 08/04/2023 às 17:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Conheça VSR, vírus respiratório que têm crescido no Brasil
Foto: Banco de imagens/AbbVie

Nos primeiros três meses de 2023, o vírus sincicial respiratório (VSR) esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil. De acordo com informações do g1, entre janeiro e março, foram mais de 3,3 mil infecções - dessas, 95% atingiram apenas bebês e crianças de 0 a 4 anos.

Os dados do Ministério da Saúde, coletados e monitorados pela iniciativa Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram uma mudança de padrão na circulação do VSR.,Conhecido por ser o "vilão" da temporada outono e inverno, a doença aparecia pouco nos meses mais quentes, mas o comportamento mudou nos últimos anos.

Leia mais:

O vírus vêm se tornando muito transmissível e bastante perigoso. Até o momomento, as estatísticas indicam que:

  • No primeiro trimestre deste ano, o VSR causou mais infecções que o vírus da gripe;
  • Ele só perde para a Covid-19, que ainda representa mais de 50% dos casos positivos entre doenças respiratórias;
  • Em 2022, foram registrados 14.489 casos de VSR no Brasil - 13.542 (93%) somente na faixa etária de 0 a 4 anos.
  • Ao que tudo indica, a Covid-19 "quebrou" a sazonalidade do VSR de forma indireta, fazendo com que os casos do vírus sejam registrados em níveis por vezes elevados durante o ano todo.
  • A infecção causada pelo VSR pode ser grave em grupos de risco, como bebês, crianças, idosos e portadores de distúrbios cardíacos congênitos ou doenças pulmonares crônicas.

O que é e como se proteger?

O VSR sempre esteve presente no Brasil e é bem semelhante ao vírus influenza, causador da gripe.Os sintomas são parecidos como os de um resfriado comum: febre, tosse, espirros, coriza e mal-estar.

Em adultos com imunidade elevada e boas condições de saúde, eles desaparecem em poucos dias. Mas, entre os pequenos e os mais velhos, a infecção pode evoluir e atingir brônquios, alvéolos e pulmões, o que pode ser fatal. Entre os sinais, estão febre alta, muita tosse e, principalmente, dificuldade para respirar. Em casos graves, o VSR causa bronquiolite, doença que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões, e pneumonia, principalmente em bebês prematuros ou no primeiro ano de vida.

Transmissão: o VSR é MUITO contagioso e é transmitido pelo ar ou pelo toque de objetos contaminados.

Prevenção: é muito parecido com o que vivemos na pandemia. Evitar ambientes fechados com aglomeração, higienização das mãos e uso de máscaras ajudam na redução da transmissão.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil