iBahia > brasil
Cumprindo agenda

Lula viaja para Índia para participar da cúpula do G20

Presença no encontro, que acontece neste fim de semana, gerou divergências nas redes sociais, em meio ao desastre no Rio Grande do Sul

Redação iBahia • 08/09/2023 às 17:39

Google News siga o iBahia no Google News!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Nova Délhi, na Índia, nesta sexta-feira (8), onde participará da 18ª edição da cúpula de chefes de Estado e Governo do G20. 

O avião com o presidente e a esposa, a primeira-dama Janja da Silva, partiu do Brasil ainda na quinta-feira (7), após a cerimônia da Independência, e posou nesta sexta por volta das 21h no horário local, 12h30 no horário de Brasília. 

A viagem para o evento, que acontecerá no sábado (9) e no domingo (10), causou divergência nas redes sociais, em meio ao desastre no Rio Grande do Sul por causa do ciclone que atinge o estado

Lula erra demais ao não ir ao Rio Grande do Sul, diante da tragédia que aconteceu no estado.

— Luciano Carvalho (@lucianocarvaIho) September 7, 2023

Alguns internautas acusam Lula de abandono e descaso, enquanto outros defendem as ações tomadas pelo governo até então e citam a necessidade da presença do presidente no encontro mundial. 

"Enquanto no Rio Grande do Sul a tragédia  está cada vez mais forte, o Dilmo e a Esbanja (Janja) estão passeando na Índia, quanta empatia", postou um internauta.

"Lula ligou para o Governador, deixou o Alckmin coordenando as ações e disponibilizou todo aparato do Gov. Federal pra ajudar o Rio Grande do Sul por conta das chuvas. Lula foi para a Índia assumir a presidência do G-20. INADIÁVEL", publicou outro.

Lula já tinha agenda marcada, enviou ministros pra avaliar a situação, ligou pro governador e garantiu apoio federal pra reconstrução do estado, não existe necessidade de ele se expor ao perigo de vir pra cá se ele pode ajudar enquanto cumpre o restante da agenda dele

— Vida. ☭🇪🇪 (@MaciielIs) September 7, 2023

Entre o apoio já anunciado, está o repasse de um auxílio emergencial para as cidades gaúchas com situações de calamidade e emergência reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR). 

O governo vai considerar o valor de R$ 800 por pessoa afetada para o cálculo do repasse, que será feito com os recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Agenda na Índia

O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia - nações que representam cerca de 80% da economia mundial. Ao final da cúpula deste fim de semana, o Brasil receberá de forma simbólica o comando rotativo do bloco.

Segundo o governo, esta será a primeira vez que o Brasil presidirá o G20 desde a criação do grupo, em 1999. O mandato irá de dezembro deste ano a novembro de 2024. O Rio de Janeiro será a sede da cúpula do grupo no próximo ano.

TAGS:

Ciclone índia Lula Rio Grande do Sul Viagem

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil