O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira mostra que há um caso confirmado, 132 suspeitos e 60 descartados do novo coronavírus no Brasil. Os dados estão atualizados até o meio-dia desta quinta, e não incluem outras 213 notificações ainda em análise pela pasta. Esses 213 casos podem ser incluídos nos suspeitos ou descartados, e a projeção do secretário-executivo do Ministério da Saúde é que chegue, ao fim, perto de 300 suspeitos.
No balanço anterior, de quarta-feira, eram 20 suspeitos e 59 descartados, além de um caso confirmado.
— Esse número 132 precisa de uma correção. Ele não é definitivo. É muito maior que 132 — disse Gabbardo — Na verdade, estamos hoje perto de 300 casos suspeitos.
Dos 132 casos suspeitos, três são de pessoas que tiveram contato com o empresário que foi o primeiro caso confirmado no Brasil. Outros 121 são de pessoas que viajaram recentemente para países onde há transmissão do vírus. O restante é de gente que não viajou, mas teve contato com outros casos suspeitos. Todos eles apresentaram sintomas da doença.
O novo coronavírus, que já matou mais de 2 mil pessoas, a maioria na China, provoca febre e sintomas respiratórios.
Entre os casos descartados, eles deram positivo para outros tipos de vírus, ou negativo no teste específico para o novo coronavírus.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!