iBahia > brasil
BRASIL

Vaqueiros ocupam Esplanada em ato contra proibição de vaquejadas

Os manifestantes afirmam que 700 mil pessoas são afetadas direta e indiretamente pela proibição do STF

Redação iBahia • 25/10/2016 às 11:07 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:30

Google News siga o iBahia no Google News!
Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília, nesta terça-feira (25) para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a prática do esporte no país.  De acordo com a Polícia Militar, 2,8 mil pessoas, com 410 caminhões, 1,2 mil cavalos, 53 ônibus e 114 carros participaram do ato.
Segundo o 'G1', os manifestantes afirmam que 700 mil pessoas são afetadas direta e indiretamente pela proibição do STF. 
Proibição na Bahia
Na semana passada, uma vaquejada no Parque Nossa Senhora de Fátima, em Praia do Forte, no Litoral Norte, foi proibida. A ação partiu da promotora de Justiça Nívia Carvalho Rodrigues e se baseia na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a vaquejada como crime ambiental de maus-tratos a animais e declarou inconstitucional a lei estadual do Ceará que regulamentava a prática. 
“Não foi apenas uma lei estadual que foi declarada inconstitucional, mas o STF foi mais adiante e reconheceu as práticas inerentes à vaquejada como condutas penais típicas, de modo que as ações praticadas na vaquejada não podem configurar maus-tratos e crimes ambientais apenas no Estado do Ceará”, afirma a promotora, mesmo destacando que a decisão não tem efeitos vinculantes. O crime de maus-tratos a animais é previsto por lei. Na ação, é citado que não é raro em provas de vaquejadas o animal ter a coluna ou costelas fraturas.

TAGS:

Esplanada dos Ministérios Proibição Protesto Vaquejada

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil